Receitas natalinas acessíveis para incrementar a ceia

Angelo Peterson
Angelo Peterson
4 min. para leitura
Receitas natalinas acessíveis para incrementar a ceia

O Natal se aproxima e o brasileiro já começa a planejar a ceia, que este ano deve sofrer com o aumento do preço dos alimentos. Mas isso não quer dizer o momento deva passar em branco. A professora Luisa Talento, coordenadora do curso de gastronomia da UNIFACS, reuniu dicas para fazer receitas práticas, valorizando ingredientes mais comuns de se ter em casa e ainda assim fazer um prato delicioso para incrementar a ceia natalina.

“Muitas vezes desprezados certos alimentos ou partes dele por acharmos que não há nenhum valor nutricional, mas isso está equivocado. Podemos e devemos utilizar não só as folhas, como os talos e também as cascas de alguns alimentos no preparo e conseguir uma refeição apetitosa”, afirma a professora Luisa. 

 

Pão de folhas e talos com calabresa e patê de talos 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de folhas e talos picados

1 xícara (chá) de caldo das

folhas cozidas

1 ovo

1/2 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de açúcar

3 colheres (chá) de sal

15g ou 1 tablete de fermento biológico ou de padaria

3 colheres (sopa) de óleo

4 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 ½  xícara de calabresa em cubos frita

 

Modo de preparo:

Coloque as folhas e talos no liquidificador com o caldo de folhas cozidas. Bata bem. Junte o ovo, o açúcar, o sal, o fermento e o óleo e continue batendo. Coloque em uma vasilha a farinha de trigo e despeje a mistura do liquidificador. Amasse até desgrudar das mãos e adicione a calabresa frita.

Deixe a massa crescer até dobrar de volume. Amasse novamente e forme os pães, colocando em assadeira untada. Deixe crescer novamente. Coloque em forno moderado para assar por aproximadamente 40 min.

 

Patê de talos 

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo 

1 cebola pequena

1 colher (chá) de sal

Salsa e cebolinha a gosto

1 xícara de talos cozidos

½ xícara de maionese ou leitonese

 

Modo de preparo: 

Aquecer o óleo e refogar a cebola picada. Acrescentar os talos picados e cozidos, a salsa e a cebolinha, deixar refogar. Colocar o sal, deixar esfriar e acrescentar a maionese. Bater no liquidificador.

 

Bolo de casca de banana com frutas cristalizadas e passas 

Ingredientes:

200g de ovos

200g farinha de trigo

200g de manteiga

200g de açúcar

cascas de 3 bananas batidas com pouca água

50g de frutas cristalizadas

50g de passas

canela a gosto

 

Modo de preparo: 

Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme esbranquiçado, adicione os ovos um a um e bata por mais 5 min. Retire da batedeira e adicione a farinha e a casca de banana, as passas e frutas cristalizadas, por fim, adicione o fermento coloque a massa numa assadeira untada, polvilhe canela a gosto e leve para assar numa temperatura 180°c por 25 a 30 min.

 

Receitas formuladas por Adriana Kelle – Professora do Curso de Gastronomia da Unifacs 

 



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Seguir:
"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. Sarah Westphal