Rapha Moraes lança clipe para celebrar a presença e os encontros

Angelo Peterson
Angelo Peterson
5 min. para leitura

Ressignificar a saudade e exaltar os encontros é uma das propostas do cantor, compositor e diretor audiovisual, Rapha Moraes, que estreou o videoclipe da canção Saudade. O filme, que traz a narrativa baseada em relações reais, já está disponível em seu canal do Youtube. A faixa é uma das que compõem o disco Presença, recém-lançado pelo artista.

Após intensos meses de pandemia e recolhimento social a saudade se fez presente em muitas pessoas e uma delas foi Rapha Moraes, que a transformou em arte. “Essa música nasceu em mim, no momento em que eu sentia o que o mundo todo também sentia. Poucas vezes houve essa sensação coletiva da Saudade, da falta da presença”, explicou.

O videoclipe de Saudade vem com essa proposta de captar as relações reais e provocar a presença a partir de uma ausência. ” O vídeo capta a vivência de pessoas queridas, onde pudemos entrar em suas casas e filmar o afeto que existe ali. A força dessas pessoas trouxe muito mais potência e ampliaram o sentimento da canção”, revelou.

A narrativa passa por muitas histórias que mostram a Saudade ocupada pela Presença: como a relação de amor entre dois idosos que já foram casados e se separaram há muitos anos, mas ainda hoje vivem como família em grande união no mesmo andar, cuidando uns dos outros e a história de uma família que existe e resiste a partir do amor em dupla maternidade: sim, duas mães!, são exemplos.

Já a faixa foi produzida durante o período de isolamento social, gravado em home studio. Aos poucos, enquanto o mundo retomava a atividade e se reconectando de uma nova forma, a faixa também foi evoluindo. João Egashira trouxe o arranjo de cordas junto com o quarteto de musicistas que registrou o arranjo: Noelle Bonacin (cello); Renan Bragatto (bandolim); Moara Pessatti (violino) e Shanda Olandoski (viola). Além deles, Bruno Giorgi somou muito com a pós produção, mix e master.

 

Assista Saudade:

https://youtu.be/OIDPEbAssPE

 

Sobre Rapha Moraes

Rapha Moraes se faz presente na cena musical curitibana desde os anos 2000, tendo feito parte de bandas como Poléxia, Nuvens e mais recentemente com seu trabalho solo Rapha Moraes. Entre todos esses projetos já lançou 6 álbuns, um DVD e recebeu prêmios como segundo lugar na categoria indie rock no Prêmio Claro de Música pelo álbum O Avesso (Poléxia) em 2005 e também segundo lugar com o álbum La Buena Onda (Rapha Moraes) no Prêmio Saraiva Musical 2017.

Em 2019 Rapha Moraes lançou seu novo álbum intitulado “OA”, que rendeu 8 videoclipes lançados e dois shows com lotação máxima realizados em agosto de 2019. Entre 2020 e 2021 Rapha produziu em casa o seu novo álbum “Presença”, que conta com participações gravadas a distância durante o isolamento social. As 4 primeiras faixas serão lançadas dia 3 de dezembro e o restante do álbum virá em 2022.

 

FICHA TÉCNICA

Música e letra : Rapha Moraes

Álbum : Presença

Produção musical e instrumentos : Rapha Moraes

Pós produção musical, mix e master : Bruno Giorgi

Arranjo de cordas : João Egashira

Cello : Noélle Bonacin | Viola : Shanda Olandoski | Bandolim : Renan Bragatto | Violino : Moara Pessatti

Gravado no home studio do Rapha, exceto quarteto de cordas gravado no Nico’s Studio,

por Francisco Desalvo e Nico Braganholo

Direção, fotografia, montagem e cor : Rapha Moraes

Produção : Tati Camargo

Produtora : O Filme Produções

Convidados especiais:

Felipe Montanari, Carmela Montanari, Erico Fogaça Montanari.

Melanie Graille, Marcela Tiboni, Iolanda e Bernardo,

Caíque Smith, Cintia Crispim e Cleiton Crispim,

Antônio Foloni e Silvia Borges.

 

Crédito: Tati Camargo



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

MARCADO:
Compartilhe este artigo