Quimioterapia: alimentação adequada é essencial para o tratamento

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Quimioterapia: alimentação adequada é essencial para o tratamento

Durante a batalha para vencer um câncer, é comum que no período de quimioterapia o paciente apresente redução do apetite devido ao efeito dos medicamentos. Entretanto, a alimentação é fundamental para a recuperação do corpo – assim como é uma aliada para vencer a doença.

“O paciente precisa de um profissional que desenvolva uma dieta atrativa e bem elaborada, porque há alimentos que devem ser evitados durante a quimioterapia. É indicado que tenha uma proteína de fonte animal, como um filé de frango, peixe ou carne, pois nela haverá uma série de vitaminas e minerais que irão ajudar na recuperação e fortalecimento da imunidade”, explica a nutricionista e educadora física Dani Borges.

A dieta deve ser completa e diversificada, incluindo também vegetais: “é imprescindível que tenha ervilhas, lentilha ou o feijão, um proteínas vegetais altamente nutritivas e repletas de ferro”, orienta a nutricionista Dani Borges. “1/3 a 1/4 do prato precisa conter um carboidrato complexo, como batata doce ou mandioca, por exemplo. O restante deve ser composto por verduras e legumes, como vegetais folhosos, brócolis e beterraba”, afirma.

Existem alimentos que devem ser evitados, como o açúcar refinado e também os alimentos muito ácidos: “a presença de aftas na boca é um sintoma comum, portanto, frutas com excesso de acidez como o abacaxi podem piorar essa condição”, adverte Dani Borges.


Outro sintoma comum de pacientes que realizam quimioterapia é apresentar o ressecamento da pele e dos fios de cabelo: “o consumo de água deve ser elevado. Se necessário, o paciente precisa até mesmo colocar um alarme para se recordar”, orienta Dani Borges. A água irá ajudar a hidratar o corpo e também a auxiliar o organismo a absorver a medicação.
 

 
Sobre Dani Borges
 

Quimioterapia: alimentação adequada é essencial para o tratamentoDani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.

Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami, se tornando um dos rostos mais conhecidos do grande público, brasileiro e internacional, que consome publicações e revistas de fisiculturismo. 

Como nutricionista, Dani Borges atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo