O empreendedorismo feminino cresce a cada dia no Brasil, mas segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – menos que 40% das empresas conseguem completar cinco anos. No caso das mulheres, principalmente aquelas que precisam empreender como forma de sobrevivência, geralmente sem capital inicial e suporte financeiro para aguardar o tempo de lucrar com o negócio, é fundamental contar com aconselhamento e apoio profissional de outras mulheres.
Dentro desse contexto, o Projeto Brazilinas que realiza desde 2020 um curso piloto de capacitação profissional para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica atendidas pela Casa Noeli, na cidade de Ariquemes, em Rondônia, fechou parceria com a primeira plataforma de prestação de serviços de mulheres Ellas Brasil.
Projeto Brazilinas e o curso piloto de capacitação profissional
Criado no início da pandemia, em 2020, por Daniele Costa, o Projeto Brazilinas tem o objetivo de promover a sororidade através de ações que contribuam para a evolução pessoal e profissional de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, e entre as atividades já realizadas destaque para o projeto piloto de capacitação voltado para as mulheres assistidas pela Casa Noeli, em Ariquemes, Rondônia.
O objetivo é compartilhar conhecimentos que contribuam para que essas mulheres invistam em áreas que possam gerar renda para que conquistem independência financeira e com isso possam romper com relacionamentos abusivos (a dependência financeira é um dos principais entraves para vítimas de violência doméstica se libertarem).
Já foram beneficiadas mais de 100 mulheres. E agora com a parceria com a plataforma Ellas Brasil – site feito só por mulheres, para conectar clientes com as melhores prestadoras de serviços, das mais diversas áreas da economia – as microempreendedoras assistidas pelo Projeto Brazilinas possuem a oportunidade de cadastrar seus serviços na plataforma.
Plataforma Ellas Brasil
Com critérios profissionais e de elevada segurança, a Plataforma Ellas Brasil vai oferecer aos internautas uma diversidade de prestadoras de serviços, que atenderão de forma personalizada e sem perder a qualidade do serviço individual. O inovador projeto vai reunir a eficácia do atendimento individualizado, com a agilidade e a facilidade de busca que são próprias do mundo digital.
Com o objetivo de apoiar e incentivar o crescimento das mulheres, oferecendo a elas melhores oportunidades de posicionamento no mercado de trabalho, a executiva Danielle Rocha comenta que “todas as mulheres podem
empreender e serem donas das suas próprias vidas, pois a força feminina é criadora de um trabalho bem mais criativo, sensível, eficiente e duradouro”. A Plataforma ELLAS BRASIL surgiu com a ideia principal de apoiar as Mulheres no seu desenvolvimento e fortalecimento na sociedade. Vendo todas estas barreiras enfrentadas, a ideia é criar uma rede colaborativa, para estimular empresas Femininas e apoiar outras mulheres com atendimento, unindo as duas pontas, para a prestação de serviços. Fortalecendo o empreendedorismo o empoderamento feminino, aliados a criatividade, estratégia, tecnologia e inovação, gerando conexões para obter resultados de sucesso.
Neste momento de lançamento, a Plataforma Ellas Brasil está abrindo suas portas para o cadastramento e um trabalho de aproximação das mulheres que desejam fazer parte do projeto. Não há limites para o número de cadastros e nem tão pouco limitação territorial. Todas as mulheres que desejam expor e oferecer seus trabalhos podem acessar a plataforma e fazer o cadastro inicial.
O Pré cadastro está disponível, entre e confira: www.ellasbrasil.ong.br
Conheça mais sobre o Projeto Brazilinas no Instagram @projeto_brazilinas