Prefeitura reforça ação preventiva de limpeza de canais

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Prefeitura reforça ação preventiva de limpeza de canais

O descarte inapropriado de resíduos e entulhos nas margens de rios é um dos principais elementos que tornam propício o acontecimento de fenômenos como alagamentos e inundações, ocasionados por canais obstruídos com o acúmulo de lixo. Por isso, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), tem intensificado o trabalho preventivo com a limpeza de canais desde o início do ano, redobrando a atenção no decorrer das últimas semanas.

Na sede, equipes estão concentradas na limpeza mecânica e manual, com o desassoreamento, bem como a retirada de lixos e vegetação, em canais do Parque das Mangabas, na região conhecida como terceira etapa e alguns pontos que interligam os canais do bairro Parque Real Serra Verde. Além disso, outros profissionais atuam em trechos da Rua do Toco, no Parque Verde I e no canal ao fundo da Cidade do Saber, que percorre o bairro Natal até a Nova Vitória. Na Costa, os serviços continuam em Vila de Abrantes.

O caldeireiro, Tertuliano Bastos da Silva, que reside há 22 anos na comunidade do Parque das Mangabas, acompanhou as execuções serviços na localidade e aproveitou para fazer um apelo à população. “É importante ter a conscientização de não jogar o lixo nos córregos, porque fazendo isso, a água vai retornar novamente para você. Então, fica um pouco mais difícil. Por que hoje as enchentes e inundações acontecem? Por causa de muito lixo jogado nos córregos. Nós brasileiros não temos a cultura, o hábito de reciclar e jogar o lixo no lugar do lixo”, apelou o cidadão, que pede a contribuição dos munícipes para efetuar o descarte correto de resíduos.

Tertuliano ainda comentou sobre o trabalho da prefeitura na limpeza de canais. “É uma boa iniciativa isso aqui. A gente precisa mesmo, pois somos prejudicados com bastante água e a cada dia que passa, a água vai trazendo areia, entulho, o pessoal vai jogando lixo no córrego e vai tapando. Eu tenho sofrido muito aqui e estou lutando nesse terreno. E agora com vocês reabrindo este córrego, é uma coisa boa para a gente”, pontuou.

Foto: Josué Silva



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo