População de Vitória da Conquista recebe serviços da Feira Cidadã até domingo (20)

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
População de Vitória da Conquista recebe serviços da Feira Cidadã até domingo (20)
A manhã desta sexta-feira (18) começou diferente em Vitória da Conquista. A cidade é a terceira a receber a Feira Cidadã, este ano, com atendimentos para consultas médicas, exames, procedimentos odontológicos, teste e vacinação para Covid-19, além de serviços de cidadania, como emissão de documentos. Realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em uma estrutura montada no estacionamento do Comando do Policiamento Regional do Sudoeste, o evento, que acontece até o próximo domingo (20), com atendimento das 8h às 17h, recebeu, hoje, as visitas do governador Rui Costa e da secretária da pasta, Adélia Pinheiro.
Durante a pandemia, o atendimento de exames, consultas e cirurgias eletivas foi suspenso, gerando muita demanda reprimida por serviços, que agora estão sendo supridos com a realização de mutirões, como o que acontece durante a Feira Cidadã. “Nossa meta é zerar todas as cirurgias eletivas das mulheres, e de catarata, em homens e mulheres, até o final de abril”, explicou o governador Rui Costa.
Em Vitória da Conquista, a expectativa é de que sejam realizados mais de sete mil atendimentos para a população local, dando oportunidade a todos de usufruir do serviço, colocando em dia as necessidades básicas de cuidado com a saúde dos conquistenses. “A Feira Cidadã reforça a relação de respeito com a qual o Governo do Estado da Bahia cuida das pessoas e das mulheres. Serão três dias de atendimento à disposição da população”, ressaltou a secretária da Saúde, Adélia Pinheiro.
Aguardando uma consulta para realizar uma cirurgia para retirada de hérnia umbilical, há mais de dois anos, a cobradora de ônibus, Daiana Conceição, conseguiu a senha número 1 para atendimento com cirurgião, na Feira Cidadã. “Só tenho a agradecer à equipe envolvida nesse mutirão. Fui muito bem informada sobre a documentação, e, chegando aqui, vejo que a estrutura é muito boa”, contou Daiana Conceição.
Estarão disponíveis, ainda, exames de mamografia, para mulheres entre 40 e 69 anos, procedimentos odontológicos, oftalmológicos e triagem para cirurgias de catarata, além de atendimentos com cirurgião-geral para realização de cirurgias eletivas. Há também agendamento para ultrassonografia, eletrocardiograma e exames ginecológicos.
Para participar da Feira Cidadã, basta apresentar a carteira de identidade, o cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação contra a Covid-19, com pelo menos duas doses aplicadas. A população poderá contar também com os serviços do SAC Móvel, que oferece atendimento gratuito para emissão de RG e antecedentes criminais e inscrição no CPF. A empregada doméstica Cleide Marinho aproveitou a oferta gratuita de serviços, para garantir a cidadania do filho Pietro Marinho, de 3 anos.  “A feira foi uma ótima opção para vir retirar o RG do meu filho e buscar alguns exames médicos”, comemorou Cleide Marinho.
Balanço
Já foram realizados mais de 25 mil atendimentos de saúde e cidadania, nas duas primeiras edições da Feira Cidadã deste ano, em Seabra e Salvador. Na próxima segunda-feira (21), é a vez da população de Jequié receber os serviços do evento.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo