Pessoas com dores nas articulações têm sintomas agravados mais no frio? Ortopedista explica

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Pessoas com dores nas articulações têm sintomas agravados mais no frio? Ortopedista explica
Você já ouviu falar ou é uma daquelas pessoas que sofrem com dores nas articulações nas épocas mais frias do ano? Muitos acreditam que esse aumento de dores é mito, mas não é. O médico ortopedista David Gusmão explicou que o tempo frio faz, sim, com que as articulações que têm algum grau de artrose doam mais.

Segundo o médico, “não é à toa que pacientes de mais idade procuram se mudar também para locais mais quentes. Antigamente, Miami era um reduto de aposentados muito em função das dores articulares de doenças respiratórias, onde um tempo quente diminui a dor articular, como também nas articulações de quem tem artrose e as doenças respiratórias”.

David contou que outro fato interessante é que as articulações que têm artrose ou ossos que sofreram alguma fratura, costumam doer mais quando está para chover.

“Isso acontece porque quando o tempo está fechando e está próximo de chover ocorre uma mudança da pressão atmosférica e muitas vezes a pressão intraóssea de uma articulação que está com desgaste de um osso, que teve uma fratura, não consegue se equilibrar na velocidade adequada, na velocidade rápida o suficiente a essa mudança de pressão atmosférica de quando está pra chover. Então, o tempo frio causa mais dor articular em quem tem artrose e as mudanças bruscas de pressão atmosférica de quando está pra chover”, explicou.

Gusmão também disse que “não é à toa que articulações que estão com um processo de artrose costumam melhorar quando se usa uma bolsa de água quente. A artrose prefere o calor!”.

O ortopedista informou que as pessoas sempre confundem: se a gente está com alguma dor devemos usar frio ou calor?

“Quando a pessoa fez um exercício, teve um traumatismo, ou fez um exercício extenuante e aquela articulação que ela tem artrose está doendo, imediatamente após exercício colocar gelo é uma boa alternativa. Porém, se a pessoa tem uma articulação com artrose e essa dor vem sem ser relacionada com um exercício, aí o calor costuma ser melhor.”

Além disso, o médico também afirmou que podemos observar esse fenômeno da seguinte forma: “quando a pessoa tem alguma articulação com artrose, em um grau médio, por exemplo, e ela começa uma atividade física, o corpo aquece, aumenta lubrificação, aumenta a flexibilidade do tecido de colágeno, que o tecido de colágeno responde a temperatura ficando mais flexível. A lubrificação daquela articulação aumenta no início da atividade física e com corpo aquecido isso diminui os sintomas. O corpo frio, parado, pouca lubrificação, pouca elasticidade do colágeno causa mais dor articular”, finalizou.

Sobre Dr. David Gusmão

 
Pessoas com dores nas articulações têm sintomas agravados mais no frio? Ortopedista explica
Dr. David Gusmao

Dr. David Gusmão (CREMERS 24792) é Médico Ortopedista, especialista em Quadril e Cartilagem. Formado em Medicina pela PUC do Rio Grande do Sul e com diversas especializações nos Estados Unidos e Europa. A sua missão é preservar a função do quadril com as melhores e mais modernas técnicas da medicina.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)