Penne ao Molho de Damasco com Frango Defumado

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Penne ao Molho de Damasco com Frango Defumado

Ingredientes:

1 embalagem de Penne Fortaleza 500 g
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
400 g de frango defumado desfiado
Sal, noz moscada e cebolinha picada
2 colheres (sopa) de margarina
1 litro de leite
150 g de damasco picados
2 xícaras (chá) de suco de laranja
Queijo parmesão ralado

 Modo de Preparo:

– Comece preparando o molho de damasco com frango defumado. Em uma panela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o damasco, o suco de laranja, o frango defumado e mexa até engrossar o molho. Acerte o sal, tempere com noz moscada e reserve.
– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de damasco com frango defumado e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
– Salpique a cebolinha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir. 

Confira três dicas para defumar alimentos

Fortaleza ensina também como fazer Penne ao Molho de Damasco com Frango Defumado

Além de conservar, a defumação ressalta a aparência e o sabor dos alimentos. Para utilizar essa técnica antiga e eficiente, existem alguns truques. A Fortaleza, marca de biscoitos, massas e torradas da M. Dias Branco, traz dicas e ensina como fazer Penne ao Molho de Damasco com Frango Defumado.

Confira:
– Invista em um bom equipamento: para defumar, pegue uma assadeira, forre com papel alumínio e coloque lascas de lenha. Construa uma grelha improvisada e aqueça na boca do fogão.
Uma frigideira funda também pode servir. Coloque papel alumínio, cobrindo o fundo. Por cima, deve estar o combustível utilizado.
– Aguarde o tempo ideal: para carnes e peixes, cozinhe até o ponto desejado. Depois, defume por 10 ou 15 minutos com menos calor. Cogumelos e legumes chegam ao ponto durante a defumação. Alguns legumes mais duros podem ser finalizados na frigideira ou cozidos antes.
– Aromatize com ervas: ervas finas, como coentro, louro e tomilho são boas opções para aromatizar o defumado. Outros temperos, como cominho, pimenta calabresa, alecrim e alho podem ser combinados para dar mais sabor aos alimentos.

Agora que você já sabe como defumar, aprenda como fazer Penne ao Molho de Damasco com Frango Defumado para surpreender a família no almoço.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)