Nessa semana, os donos de automóveis terão que pagar a primeira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores).
- Continua após a publicidade -
O proprietário poderá optar:
Pagamento da parcela única em janeiro, que terá desconto de 3%
Pagamento em fevereiro (valor integral)
Parcelar em até 5 vezes sem desconto e com cota mínima de R$ 68,52;
Parcelar em mais vezes como oferecem os serviços de algumas empresas especializadas.
Segundo dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento, o Estado de São Paulo está, atualmente, com uma frota de 27 milhões veículos. Cerca de 8,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
Uma projeção da Sefaz-SP é que a arrecadação do imposto chegue a R$23,4 bilhões esse ano.
- Continua após a publicidade -
As datas de pagamento do IPVA variam de acordo com o final da placa do veículo.
As alíquotas do imposto variam de estado para estado, mas ficam em torno de 3%, por isso, é importante consultar o valor nos sistemas do Detran sou SEFAZ.
O não pagamento do imposto implica em multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados dois meses de atraso, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do IPVA.
Caso o débito siga em aberto, haverá inscrição na Dívida Ativa, inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual e não será permitido realizar um novo licenciamento do veículo.
- Continua após a publicidade -
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.