Outono: saiba os cuidados com as peças que são tendências na estação
Young woman in suit standing by the scooter

O fim do verão e início do outono no Brasil apresentam uma variação no clima que torna a moda nesse período mais diversa, alternando entre looks para o frio, como casacos em couro e jeans, em conjunto com as apostas para os dias mais quentes, usando tecidos mais naturais e um mix de peças sociais com as de total conforto.

Além dessa diversidade, o conforto segue como ponto principal para garantir não só a elegância, mas também o bem-estar. Alinhado ao estilo estão os cuidados com as peças de roupa, para não danificar as fibras, a fim de que durem por muitas estações e permaneçam íntegras por mais tempo. Algumas dicas simples para manter a qualidade das peças são suficientes.

Para os dias quentes. Tecidos leves, mais coloridos e estampados são uma tendência quando as temperaturas aumentam. Considerando essa diversidade têxtil, o especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero, explica que uma higienização incorreta pode ocasionar no rompimento das fibras dos tecidos, alteração de cor e tamanho da peça. “É o que resulta, por exemplo, nas camisetas e blusinhas mais largas, desalinhando o modelo, ou com colorações modificadas após uma lavagem doméstica inadequada. Um fator importante é alinhar o processo de higienização seguindo as orientações das etiquetas das roupas, algo que as pessoas ignoram. E utilizar produtos certos também faz toda diferença, uma vez que cada tecido exige uma técnica diferente para limpeza, garantindo assim uma maior durabilidade”, comenta Previero.

Nunca sai de moda. As peças de couro são sempre ótimas opções para se manter aquecido e com estilo nos dias mais frios do outono. “Para que as peças não percam sua estrutura e o couro não craquele, vale utilizar um pano macio umedecido somente com água (sem nenhum tipo de produto químico) para limpar a parte interna da roupa. Isso eliminará qualquer resíduo. Para a parte externa, o ideal é utilizar um limpador de couro com um pano, exercendo movimentos suaves para retirar a sujeira”, descreve o especialista.

Jeans. Do básico ao sofisticado, o bom e velho jeans nunca sai de moda e é fundamental em qualquer armário, pois agrega estilo ao look, sejam com casacos, suéteres, botas ou tênis. Mas, se engana quem pensa que basta colocar o jeans na máquina e a peça estará limpa. Cada tipo de jeans indica um cuidado ao lavar, principalmente os que contêm pedrarias. Em caso de manchas, vale utilizar solventes na região, deixar de molho e lavar normalmente. 

Esses cuidados são para a limpeza feita em casa, mas indico que a higienização mais completa seja realizada em lavanderia profissional, cujos cuidados e o tratamento adequado a cada tipo de peça podem proporcionar um aumento em até 40% na durabilidade das roupas. Principalmente para as roupas mais utilizadas em dias frios, no qual o tecido às vezes é mais pesado, como os casacos, o apoio de especialistas em higienização de roupas é primordial”, finaliza Previero.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)