Nova passarela da BA-099 será entregue no dia 30 de março

Ana Silva
Ana Silva
2 min. para leitura
Nova passarela da BA-099 será entregue no dia 30 de março

A Estrada do Coco ganhará uma nova passarela ainda este mês. O equipamento está sendo construído pela Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar, e será entregue no próximo dia 30. A passarela está localizada no km 7,7 da rodovia, sobre o rio Joanes, mesmo ponto onde tem início a concessão pública da BA-099.

De acordo com Henrique Diniz, Gerente de Manutenção da CLN, a construção da passarela foi idealizada a partir dos dados e na observância do aumento de fluxo de pessoas causado pelo crescimento populacional na região. “Assim, iniciamos os estudos para viabilizar a construção do equipamento. A passarela foi concebida com estrutura acoplada à ponte existente, dando funcionalidade de travessia sobre o rio de forma segura”, explica o gerente de manutenção.

O novo equipamento de travessia está situado no sentido Salvador, ligando diretamente as comunidades de Catu de Abrantes, em Camaçari-BA, com Portão, em Lauro de Freitas-BA. “Há, inclusive, um fluxo de pessoas entre as duas comunidades e que geram, diariamente uma movimentação considerável pela ponte”, explica Henrique Diniz.

A passagem tem aproximadamente 1,60 metros de largura e 80 metros de comprimento. Ao todo, foram investidos R$ 700 mil reais na construção, que está sendo feita em estrutura metálica, seguindo todas as normas de acessibilidade e segurança viária, além de critérios de qualidade e segurança na execução.

 

Impactos positivos

O novo equipamento deverá facilitar ainda mais a mobilidade na região, tanto para pedestres que se deslocam entre as áreas dos dois municípios, mas também ciclistas, que circulam na região da ponte, além de gerar ainda mais segurança para os motoristas.

De acordo com Júnior Vieira, representante da associação de ciclistas Carcará, a passarela vai impactar profundamente os pedestres da região. “Principalmente, vai salvar vidas”, afirma. “O maior número de funcionários do Alphaville, Busca Vida e dos condomínios dessa região, são oriundos de Portão e para não ficar desempregados utilizam a bicicleta como meio de transporte. Com essa passarela esperamos ter mais segurança para transitar”, afirma Alda Santos, diretora da Escola Municipal Vila Nova de Portão.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)