No Março Mulher, Lauro de Freitas realiza mutirão de mamografia para rastreamento do câncer de mama

Ana Silva
Ana Silva
2 min. para leitura
No Março Mulher, Lauro de Freitas realiza mutirão de mamografia para rastreamento do câncer de mama

Mulheres de Lauro de Freitas com idade entre 50 e 69 anos fazem parte do público alvo do Mutirão de Mamografia que será realizado na Faculdade Unime entre os dias 21 de março a 6 de abril. A ação, realizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), é uma estratégia dedicada especialmente ao Março Mulher e tem o objetivo de intensificar o rastreamento de possíveis casos da doença.

De acordo com a coordenadora Geral da Sesa, Allinne Kely, a mulher deve procurar com antecedência uma das 16 Unidades de Saúde da Família (USF) para agendar o exame no mutirão. Em média, serão realizadas 70 mamografias pela manhã e 70 pela tarde. “O exame será feito com conforto em uma unidade móvel e os resultados serão entregues na USF onde a mulher é atendida rotineiramente”, explicou.

No dia do exame, basta apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS. “Temos uma média de 19 mil mulheres nesta faixa etária no município. Essa iniciativa é importante e completa. Atende a mulher desde o diagnóstico até o tratamento quando necessário. As mulheres sinalizadas com suspeita já serão encaminhadas imediatamente para tratamento”, completa Allinne.

Em Lauro de Freitas, durante o ano todo, as mamografias são realizadas no Hospital Municipal Jorge Novis, Complexo Municipal de Saúde e na Policlínica Regional de Simões Filho, que podem ser agendadas com requisição médica e cartão SUS através da Central de Regulação.

Jornalista: Giovanna Reyner



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo