Nilüfer Yanya lança novo álbum Painless
Elogios para Nilüfer Yanya:
“O impressionante segundo álbum da cantora-compositora se destaca em uma espécie de revelação sutil, contando mais com textura do que com potência e imaculadamente poupando detalhes” Pitchfork – Best New Music, 8,4
 
“animado por ornamentos sutis e pequenos momentos de expectativas invertidas” New York Times
“PAINLESS é uma vitrine para o imenso talentode Yanya, um moodboard de quantas maneiras diferentes ela pode causar o mesmo tipo de dor” Stereogum
“patina rapidamente do rock ao funk, de power chords e pratos a ganchos suaves e em camadas” Rolling Stone
“O núcleo do som de Yanya – uma voz sussurrante e progressões vocais implacáveis – promete tornar PAINLESS, seu próximo LP… um clássico” MTV
“Nilüfer Yanya tem um jeito de fazer a dor parecer tranquila e o sofrimento transcendente.” FADER
.
A artista londrina Nilüfer Yanya lançou seu segundo álbum PAINLESS na sexta-feira (4) via ATO Records.PAINLESS mostra Nilüfer em sua forma mais direta e aberta até agora. O título vem de uma compreensão crescente de que a dor nem sempre é uma coisa negativa, ao mesmo tempo em que experimenta um tipo de alegria libertadora ao fazer esse álbum. O álbum de 12 faixas traz os singles lançados anteriormente “the dealer”, “anotherlife”, que chegou com um videoclipe dirigido por Molly Daniel no Sri Lanka, “stabilise” e “midnight sun”, que Nilüfer apresentará no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon que vai ao ar em 11 de março.

OUÇA PAINLESS

Junto com o lançamento de PAINLESS, Nilüfer Yanya embarca em sua turnê mundial de 2022 na próxima semana com datas no Reino Unido e na Irlanda. Uma série completa de datas europeias segue logo após, com a parte norte-americana começando com o Coachella em abril. Confira mais detalhes AQUI.
PAINLESS é a sequência do álbum de estreia de Nilüfer Yanya, Miss Universe, de 2019, que a estabeleceu como uma artista singular e distinta que simplesmente precisa ser ouvida. O aclamado pela crítica Miss Universe foi seguido no ano passado pelo EP Feeling Lucky?, que explorou ainda mais o fascínio de Yanya por Melodias de rock alternativo dos anos 90 e inspirou-se em temas de ressentimento, medo de voar e o conceito de sorte. Pitchfork resumiu o disco e sua aptidão para compor melhor: “As melodias de Nilüfer Yanya têm uma atração tão forte que quase precisam de sua própria lei da física.” Yanya também relançou seus primeiros EPs em vinil pela primeira vez este ano no álbum Inside Out. O lançamento é uma arrecadação de fundos para Artists in Transit, um grupo colaborativo sem fins lucrativos que ela fundou com sua irmã Molly que oferece oficinas de arte para pessoas deslocadas e comunidades em tempos de dificuldades.

 

Como filha de dois artistas visuais (sua mãe irlandesa-barbadiana é designer têxtil e o trabalho de seu pai turco é exibido no Museu Britânico), a criatividade sempre foi destinada ao futuro de Nilüfer Yanya. Agora ela entra no próximo estágio de sua jornada criativa, Yanya se direciona para as profundezas da vulnerabilidade emocional em seu novo disco,PAINLESS. O álbum foi gravado entre um estúdio subterrâneo em Stoke Newington e Riverfish Music em Penzance com Wilma Archer, o fundador da DEEK Recordings Bullion, o produtor do Big Thief, Andrew Sarlo e o músico Jazzi Bobbi.
Onde Miss Universe ampliou os limites musicais para incluir uma ampla gama de melodias de jazz a pop,PAINLESS tem uma abordagem sonora mais direta. Ao estreitar sua paleta anteriormente ampla para um punhado de ideias robustas que giram em torno de harmonias melancólicas e batidas industriais em loop para imitar o foco insular das letras, Yanya suavizou as idiossincrasias de lançamentos anteriores sem perder o que é essencial para ela.
PAINLESS é um disco que força o ouvinte a sentir o desconforto que acompanha tantos dos maiores desafios da vida, sejam rompimentos de relacionamento, lidar com a solidão ou a busca por nosso eu interior. “É um disco de emoção”, explica Yanya. “Acho que é mais aberto sobre isso de uma forma que a Miss Universe não era, porque há tantos mantos e mangas com o conceito que construí em torno disso.” Ela acrescenta, resumindo o ethos do novo álbum: “Não tenho tanto medo de admitir meus sentimentos.”

Nilüfer Yanya lança novo álbum Painless

Nilüfer Yanya
PAINLESS
Já disponível
ATO Records
1. the dealer
2. L/R
3. shameless
4. stabilise
5. chase me
6. midnight sun
7. trouble
8. try
9. company
10. belong with you
11. the mystic
12. anotherlife
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.
Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)