Musculação é tão eficaz para a perda de peso quanto o aeróbico, diz pesquisa

A musculação consegue beneficiar homens e mulheres de qualquer idade e isso não é novidade para ninguém. O que pouca gente sabe é que a musculação sozinha pode ser um mecanismo tão eficaz para a perda de peso, quanto os exercícios aeróbicos. Isso de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Edith Cowen, na Austrália, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, no Brasil. Os pesquisadores descobriram que a combinação entre musculação e redução de calorias era uma estratégia eficaz para a perda de peso. Além disso, a junção de exercícios de musculação combinados com déficit calórico, ajudam a reduzir a gordura coporal.  “A musculação é uma ótima aliada na perda de gordura, pois os músculos, quando exigidos, necessitam de uma grande quantidade de energia, gastando assim maior quantidade de calorias. Vale destacar ainda que o corpo humano gasta mais calorias em repouso em uma pessoa que tem uma quantidade de massa muscular maior do que em outra que não possua tanta massa muscular. Por isso, o trabalho de desenvolvimento da musculatura é indispensável quando se fala em emagrecimento”, explica Nilton Mendes, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

As descobertas dos cientistas ajudam a desmistificar que apenas os exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo, são forma de promover a perda de peso. A musculação, aliada ao déficit calórico, pode ser uma opção mais segura para o público que quer emagrecer e não pode praticar, por exemplo, uma longa corrida ou atividade aeróbica intensa.

Os pesquisadores ressaltaram ainda, que apenas a musculação – sem o cuidado alimentar – pode não ajudar na perda de peso. “A musculação traz inúmeros outros benefícios, como o ganho de massa magra; tonifica os músculos; acelera o metabolismo e melhoria da resistência muscular. Além disso, contribui na prevenção e controle de doenças como a osteoporose; auxilia no tratamento da diabetes e na reabilitação de pessoas com problemas cardíacos; e ainda ajuda na diminuição da pressão arterial”, acrescenta o Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)