Município lança campanha de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

Mata de São João, 16 de maio de 2022 – Não é incomum nos debatermos com notícias sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Para combater esse tipo de crime, existe a campanha Faça Bonito, que tem o 18 de maio como marco, para sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta em defesa dos direitos da infância e da juventude.

Com o objetivo de combater esse tipo de crime, a Prefeitura Municipal de Mata de São João, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), tem uma programação especial para a campanha Faça Bonito. Os eventos têm início nesta terça-feira (17), com ações nas escolas da Rede Municipal, para alertar sobre os riscos e sinais desse tipo de violência.

Com uma equipe multidisciplinar, a SEMPS realizará encontros nas escolas da Sede, da Zona Rural e do Litoral, afim de falar sobre as formas de prevenção desse tipo de crime. A secretaria também prestará serviços de saúde, assistência e conselho tutelar. Nos encontros, os alunos vão contar com dinâmicas e palestras.

Espetáculo Faça Bonito – No dia 18 acontece a culminância da campanha, com o Espetáculo Faça Bonito. Realizada na Casa da Cultura, a partir das 9h, a peça teatral trará de forma leve, descontraída e informativa, a pauta do Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data alude ao caso Araceli Crespo, menina de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

“Nós precisamos mudar essa realidade e não podemos fechar os olhos. Temos que estar atentos às mudanças de comportamento de nossas crianças e adolescentes. Se suspeitarmos de algo, devemos denunciar”, ressalta a secretária interina da SEMPS, Jordana Lima. O principal canal de denúncias é o Disque 100, mas é possível acionar Conselho Tutelar, Delegacia, Ministério Público e Centros de Referência de Assistência Social.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)