Craque argentino ainda se tornou o segundo jogador mais velho da história a marcar um gol numa final de Copa
São Paulo, 22 de dezembro de 2022 – No último domingo (18), a decisão entre Argentina e França na final da Copa do Mundo encantou os espectadores do mundo todo. Messi e Mbappé fizeram um duelo de gigantes na melhor final de Copa do Mundo de todos os tempos, com o argentino levando a melhor no final. A partida também proporcionou dois recordes interessantes para Messi, que ganhou o único título que lhe faltava na carreira.
De acordo com levantamento realizado pelo sites-de-apostas.net, o craque se tornou um dos jogadores mais velhos da história a vencer uma Copa. Com 35 anos e 176 dias, o argentino entrou numa seleta lista de craques a ganhar a competição mesmo com uma idade avançada para um jogador de futebol.
Messi também se consagrou como o segundo jogador mais velho a marcar numa final de Copa do Mundo, ficando atrás apenas do súeco Nils Liedholm, que, aos 35 anos e 265 dias, marcou na final contra o Brasil em 1958. Além disso, ele é agora o mais velho a ter marcado dois gols numa final de Copa.
Confira abaixo a lista com os atletas mais velhos a ganhar uma Copa do Mundo:
1) Dino Zoff (Itália 1982) – 40 anos e 41 dias
Além de um grande goleiro, Zoff se tornou também um grande líder. Aos 40 anos, encerrou sua carreira de 112 jogos na Seleção Italiana da melhor maneira possível, com um título da Copa do Mundo.
2) Nilton Santos (Brasil 1962) – 37 anos e 31 dias
Considerado por muitos um dos maiores laterais esquerdos da história do futebol, o lendário Nilton Santos coroou sua carreira em 1962 ao conquistar sua segunda Copa consecutiva, a segunda para o Brasil.
3) Angelo Peruzzi (Itália 2006) 36 anos e 115 dias
Quando a Itália ganhou seu quarto título Mundial, diante da França, em 2006, Gianluigi Buffon era uma das principais referências técnicas daquele elenco. Angelo Peruzzi, o goleiro reserva, comemorou o que poderia ser sua última aparição no futebol, aos 36 anos. No entanto, ele ainda fez uma última temporada de despedida pela Lazio e foi eleito o melhor goleiro do campeonato italiano em 2007.
4) Miroslav Klose (Alemanha 2014) – 36 anos e 34 dias
Nada melhor do que terminar uma Copa do Mundo colocando seu nome na história de duas maneiras diferentes: como o maior artilheiro da história das Copas e com o título. Mesmo não marcando gol na final contra a Argentina, no Maracanã, Miroslav Klose despediu-se da seleção Alemã com o troféu em mãos.
5) Gilmar Rinaldi (Brasil 1994) – 35 anos e 187 dias
Reserva de Taffarel, Gilmar Rinaldi fez parte do elenco que ganhou o Tetra em 1994. O goleiro jogava sua última temporada pelo Flamengo antes de encerrar a carreira no Cerezo Osaka, do Japão.
6) Lionel Messi (Argentina 2022) – 35 anos e 176 dias
Messi conquistou o tão sonhado título mundial pela Seleção Argentina. Com 35 anos, o astro argentino já disse que essa será sua última Copa do Mundo. Na decisão contra a França, ele ainda se tornou o segundo jogador mais velho a fazer um gol numa final de Copa.
7) Toni Turek (Alemanha Ocidental 1954) – 35 anos e 170 dias
Além de ser um dos mais velhos a jogar uma final de Copa, Anton ‘Toni’ Turek foi titular no primeiro título mundial da Alemanha, quando venceu a Hungria do lendário Ferenc Puskás por 3 a 2.
8) Bernard Lama (França 1998) – 35 anos e 75 dias
Mesmo na reserva de Fabien Barthez, Lama comemorou em casa o primeiro título mundial da França após uma vitória que os brasileiros ainda não esqueceram: 3 a 0 em 1998.