Mês dos Namorados: 7 razões pelas quais uma boa noite de sono melhora o desempenho sexual

Não é novidade que uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Afinal, dormir bem ajuda a reduzir riscos de desenvolver obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. O que muita gente não sabe é que o sono também desempenha um grande papel no sexo.

De acordo com a psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental para insônia e cientista do sono na Emma – The Sleep Company, Theresa Schnorbach, quando há privação do sono, a hipófise – órgão que regula glândulas que produzem os hormônios – é menos estimulada, o que pode diminuir a produção de testosterona, substância responsável por aumentar a libido em mulheres e homens. Ao mesmo tempo, o cortisol, conhecido como o hormônio do stress, acaba sendo produzido em excesso. Com isso, uma noite mal dormida pode contribuir para a disfunção erétil, além de diminuir o desejo sexual e as chances de ter um orgasmo.

“A atividade sexual promove a produção de hormônios importantes como a ocitocina e a prolactina, que proporcionam sensação de prazer e relaxamento, tornando mais fácil adormecer. Já uma boa noite de sono contribui para o aumento da testosterona e, consequentemente, do desejo sexual.  Portanto, dormir cerca de 7 a 9 horas por dia pode melhorar a vida sexual, e vice-versa,” explica a especialista.

Ou seja, dormir pode ser o segredo para relações sexuais mais prazerosas! Sendo assim, a equipe de pesquisadores da Emma listou mais alguns motivos para investir em um sono reparador:

  1. Dormir bem aumenta a produção de testosterona, o que aumenta diretamente a libido. Ou seja, quanto mais horas de sono, mais tesão!
  2. O sono equilibra o sistema nervoso autônomo, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de ter um orgasmo ao fazer sexo.
  3. Um sono de qualidade também aumenta a confiança e afeta a aparência, o que é um fator importante para nos sentirmos mais confortáveis e desejarmos sexo.
  4. Dormir entre 7h e 9h todas as noites aumenta a criatividade, permitindo mais “experimentos” no quarto. Adeus monotonia!
  5. O sono também aumenta os níveis de energia, o que pode afetar a resistência sexual.
  6. O sono reduz os níveis de hormônio do estresse no corpo, o que permite estar menos em nossas cabeças e mais presente em nossos corpos: um fator-chave tanto no desejo de interação sexual quanto na capacidade de orgasmo.
  7. Por fim, o sono de qualidade nos torna mais felizes e relaxados, facilitando a conexão na cama.
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.
Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)