Após ser a primeira instituição a oferecer os serviços de Iniciador de Pagamento para depósitos em conta, o Mercado Pago passa agora a disponibilizar a solução também para compras com Pix no e-commerce. Usuários do Mercado Pago poderão comprar em e-commerces ou lojas online, que têm a fintech como meio de pagamento, utilizando o saldo de contas em diferentes instituições financeiras ou de pagamentos, de forma mais simples e rápida. A solução será ofertada de forma gradual para toda a base de clientes.
- Continua após a publicidade -
Do lado de vendedores, clientes Mercado Pago, sejam eles pequenos, médios empreendedores ou grandes redes, poderão oferecer a experiência de recebimento por Pix com Iniciador de Pagamento, neste primeiro momento, por dois caminhos: pelo Checkout Pro, quando o cliente compra em uma loja online parceira e na hora do pagamento é direcionado para o ambiente do Mercado Pago, ou a partir da solução de Link de Pagamento, que é enviado por e-mail, redes sociais ou canais de mensagens. Alguns dos primeiros parceiros do Mercado Pago a oferecerem essa solução aos seus clientes são as lojas online Terabyte – líder do setor de PCs gamers no Brasil -, a Multilaser, Sonoma Market e as Lojas Madesa.
A utilização dos serviços de Iniciador de Pagamento contribui para que o e-commerce, lojas online ou para quem recebe por link de pagamento possam aumentar a conversão de vendas e otimizar os processos de liberação do produto, tornando as entregas mais rápidas quando comparadas com as compras feitas por boleto. O processo simplifica a mecânica utilizada no modelo de Pix Copia e Cola, principalmente por ajudar nesse processo, já que torna esses fluxos todos automáticos e intuitivos.
“Os serviços de Iniciador de Pagamento devem revolucionar a experiência de compra no e-commerce. A solução dá ao consumidor o poder de decidir como vai pagar, permitindo ainda a inclusão daqueles que não possuem um cartão de crédito”. explica Daniel Davanço, Country head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. “O Pix é um caso de sucesso e tem permitido que os vendedores tenham um incremento de 25% nas vendas, além de um aumento de até 57% em seu tíquete-médio. Ao longo desse ano, vamos aprimorar essa experiência levando a solução para outros modelos de checkouts e permitindo ao usuário pagar sem estar logado no Mercado Pago”, completa.
Como funciona o pagamento com Pix via Iniciador de Pagamento ou pelo checkout pro?
- Continua após a publicidade -
Depois de receber o link de pagamento do vendedor ou iniciar a conclusão da compra na loja online, via Iniciador de Pagamentos do Mercado Pago, o cliente que quiser pagar via Pix poderá escolher se utilizará o seu saldo em conta do Mercado Pago ou de outro banco, instituição financeira ou de pagamentos.
Se a opção do cliente for pagar pela conta Mercado Pago, basta validar o processo com senha e demais opções de segurança e concluir a transação. Caso opte por utilizar outra instituição financeira, após o login no ambiente do Mercado Pago, o cliente será direcionado ao ambiente da instituição financeira escolhida e precisará informar senha e biometria cadastrada naquela instituição para validar o pagamento. Em seguida, ele retornará à loja onde a compra está sendo feita para ver a compra aprovada.
Por que esse processo é seguro?
- Continua após a publicidade -
As transações via Iniciador de Pagamentos são seguras porque as instituições envolvidas no ecossistema do Open Finance precisam ter uma série de certificações de segurança, estabelecidas pelo Banco Central e, também, outras que as tornam aptas a viabilizar pagamentos com Pix. Ao optar pela transação via Iniciador de Pagamentos, a transação é concluída no ambiente da instituição detentora da conta, ou seja, um ambiente de uma instituição financeira, de pagamentos ou banco, que possui uma robusta infraestrutura de segurança.
O usuário que tiver qualquer dúvida na hora de fazer um pagamento, deve verificar a lista dos iniciadores de pagamento autorizados no site do Banco Central antes de confirmar qualquer dado, da mesma maneira que acontece com o Pix atualmente.
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.