Maior congresso médico com foco em estética apresenta tratamentos para o melasma

Ana Silva
Ana Silva
5 min. para leitura
Maior congresso médico com foco em estética apresenta tratamentos para o melasma

Algumas manchas de pele que tanto nos incomodam, especialmente após o verão, estão centradas em uma única palavra: melasma. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo, trata-se de uma mancha de cor acastanhada bem localizada que aparece, na maior parte das vezes, na região das bochechas ou na testa. Essa condição não tem cura, mas pode ser tratada.

Para combater o melasma e outros problemas, inúmeros tratamentos serão apresentados no AMWC 2022 Brasil (Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress), o maior congresso médico com foco em estética médica, que acontece em São Paulo, de 9 a 11 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca..

De acordo com dermatologista Márcia Salhani, o melasma acomete muito mais mulheres do que homens. “Cerca de 90% dos casos aparecem em mulheres em idade fértil, normalmente entre 30 e 50 anos, devido ao aumento de hormônios que podem manchar a pele, o uso de anticoncepcionais, mas ainda por doenças endócrinas, hepáticas e da tireoide”, explica.

As manchas também podem aparecer em outros locais do corpo, como, por exemplo, no colo e no braço, e são mais frequentes em algumas etnias de pele mais escura. “O tratamento é difícil e longo, porque não se pode agredir a pele. Do contrário, ela reage, ficando mais pigmentada. É preciso tratar com muito cuidado”, diz a especialista.

Márcia Salhani coordenará um bloco no AMWC 2022 Brasil que apresentará novidades no tratamento do melasma – condição muito estudada, segundo ela. “Serão lançadas drogas e tecnologias para melhor controle da doença. O congresso mostrará como diferenciar o melasma superficial – melasma epidérmico – do melasma dérmico, cujo tratamento é mais difícil”, adianta. “Com novas tecnologias e lasers de grande alcance, conseguimos tratar também os melasmas dérmicos.”

Além disso, serão apresentados novos peelings e microscopia com focal. “Teremos a apresentação do PRP, que é o plasma rico em plaquetas para tratamento do melasma, uma novidade que tem vindo com muita força no rejuvenescimento da pele, e o melasma não deixa de ser um envelhecimento da pele.”

Conforme aconselha a dermatologista, para prevenir as manchas, é importante se proteger dos raios ultravioleta e dos infravermelhos e não se esquecer do filtro solar, principalmente no caso do Brasil, um país tropical com muito sol e calor.

 

O congresso

O Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress é realizado em vários países da Europa e da Ásia. A última edição do AWMC no Brasil, em 2021, reuniu mais de mil médicos, 169 palestrantes nacionais e internacionais e 65 empresas expositoras, totalizando 125 horas de conteúdo.

A edição de 2022 contará com cursos práticos e procedimentos ao vivo realizados em salas no próprio local, devidamente equipadas, de acordo com as normas da vigilância sanitária. Serão transmitidos em tempo real ao público presente no AMWC e englobam tratamentos com fios faciais, preenchedores e outras técnicas do universo da estética.

As principais tendências, lançamentos e tecnologias de ponta – lasers, tratamentos corporais, faciais e capilares, fios, biorremoduladores, terapias com toxina botulínica, preenchimentos à base de ácido hialurônico, bioestimuladores etc. – serão apresentados.

De acordo com os organizadores, um dos diferenciais do congresso é que ele aborda, também, temas voltados para gestão dos negócios, posicionamentos digitais e experiências em consultório, sob a coordenação da dermatologista Cintia Cunha, integrante do Comitê Científico do AMWC Brasil 2022.

As palestras, os cursos e as exposições do congresso são direcionados apenas a médicos dermatologistas (dermatologia estética), flebologistas, nutrologistas, profissionais da área estética em geral, ginecologistas, clínicos gerais, cirurgiões plásticos, profissionais do exercício e do ramo ortomolecular, oftalmologistas, urologistas, otorrinolaringologistas e tricologistas (especialistas em cabelo).

 

Serviço

EventoAMWC 2022 Brasil

Data: 9 a 11 de junho de 2022

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 569, Bela Vista, São Paulo (SP)

Para obter a programação completa, com os horários das palestras e das demonstrações ao vivo, basta responder este e-mail com a solicitação

 



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo