O Conselho Nacional de Juventude do município de Viana, realizou, a terceira assembleia de balanço e renovação de mandato ao secretário do distrito urbano da Vila de Viana, nesta, terça_feira (11), no município de Viana, no auditório da Casa da Juventude, em Luanda. A cerimônia contou com a presença do administrador adjunto para área orçamental do distrito urbano de Viana Domingos Pedro, e de vários jovens da sociedade civil, representantes de outras organizações e líderes de outros distrito do município pertencentes ao Conselho Nacional de Juventude no âmbito nacional, como: Estalagem, Luanda_Sul, Zango e de outros pontos do município.
Na luta da liderança do cadeirão máximo de juventude do distrito urbano, João Henda Job, foi o candidato único, reconduzido ao cargo de secretário executivo do distrito da vila Sede para o segundo mandato com 27 votos a favor, nenhuma abstenção e nenhum voto contra.
No seu discurso o líder reeleito começou por agradecer a Deus, a equipe e os demais que nele depositaram o seu voto de confiança.
“Eu reeleito secretário executivo do conselho de juventude do distrito da vila Sede, irei trabalhar com todas organizações juvenis sedeada no nosso distrito sem exceção, apesar de ter aquelas associações mesmo fazendo convite não aparecem para as atividades, mais sim, nós iremos de insistir os mesmo a comparecerem”.
Segundo João Job, salientou que o conselho do distrito da Vila Sede, está aberto para receber críticas e ideas que possam nos ajudar a levar este barco que é de todos nós, neste novo mandato vamos procurar trabalhar mais com administração distrital, porque nós do conselho de juventude somos que advogamos os problemas dos jovens, nesta ordem de ideias, vamos poder trabalhar com outras instituições quer elas públicas e privadas a fim de nos ajudarem a dar o melhor para que possamos também ajudar os jovens do nosso distrito.
Quanto a falta de comunicação a assunto que foi criticado pelos convidados, o primeiro secretário executivo reeleito, avançou que a equipe do conselho distrital neste novo mandato irá de melhorar a sua forma de comunicar, principalmente nas redes sociais para se fazer chegar a mensagem a todos os jovens. ” Nós vamos melhorar a nossa comunicação e procurar estender mais as nossas atividades nas redes sociais. Neste mandato vamos marcar mais entrevistas nas Rádios, TVs e nas emissoras de Imprensa Escrita”, sublinhou o secretário executivo do distrito urbano da Vila Sede de Viana João Henda Job.
Momentos de Satisfação
Já o secretário geral do Conselho Nacional do município de Viana Zacarias Meio-Dia, disse que a reeleição foi justa e que os mesmo devem trabalhar com a mesma dinâmica. “A reeleição foi justa e esperamos que os jovens possam continuar a trabalhar com a mesma dinâmica para que possamos ver frutos visíveis, sabemos que trabalhar em Viana especificamente no distrito não é fácil, temos que adotar políticas diferentes para podermos contra por as certas ilegalidades adaptada pela juventude”.
Quem também se fez presente na terceira assembleia de balanço e renovação de mandato é o representante dos músicos gospel do município de Viana Francisco Coelho, que durante a cerimônia mostro o seu descontentamento e agradeceu pela iniciativa do CNJ do Distrito da vila sede, por ter realizado está assembleia de renovação de mandato conforme manda a lei. “É assim que se faz e a pessoa reconduzido é alguém que tem feito muito trabalho, por essa grande iniciativa do CNJ da vila sede, estamos felizes com esse mandato, dizer que eles não podem parar de trabalhar, em quanto jovens têm que dar o seu contributo porque a sociedade precisa da juventude e temos tudo para dar certo”.
Críticas no momento da cerimónia
O membro do Conselho Nacional de Juventude Francisco Coelho, mostrou-se chateado, quando percebeu que não podia falar, mesmo com a sua mão levantada no momento de opiniões e disse que o município de Viana tem um descontentamento, “eu não quero estragar o trabalho de ninguém, não vamos ter medo dos liderados, vamos respeitar os mesmo para se fazer algo melhor, os líderes máximo têm que ouvir os líderes juvenis”.
Francisco Coelho, conhecido como Coelho motivação dirigiu_se aos membros do presídio a cerca do “medo” dizendo que, “vocês não podem ter medo de dar à palavra as pessoas quando podem, o tempo de que as pessoas só vêm às atividade para vos ouvir acabou, tem que houver cooperação, eu Coelho, não posso deixar o meu trabalho para vir aqui dizer que está tudo bem conforme nós fizeram a brincadeira no distrito do Zango”.
Francisco Coelho avançou ainda que tem planos de atividades mas não sabe onde se dirigir porque os seus líderes não o atendem o telefone e nem lhe respondem as mensagem que tem deixado.
“Eu tenho meus planos de atividades mas não sei onde me dirigir, eu ligo e ninguém atende_me o telefone, mando mensagem não me respondem, o momento é esse que tenho que falar, se não for, eu vou ter com Presidente do Conselho Nacional de juventude Isaías Calunga, porque eu estou oprimido e o ano já começou, quando vocês não me passam a palavra eu me a percebo que estão a esquivar_se de mim”, lamentou o Francisco Coelho