Instituto InterCement contribui para a criação de 12 leis municipais de enfretamento à violência sexual de crianças e adolescentes

No próximo domingo, dia 12 de junho, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (Lei Nº 11.542/2007) e o Instituto InterCement, responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do País, chama a atenção para o tema de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, considerada umas das piores formas trabalho infantil pela OIT – Organização Internacional do Trabalho. A cada ano, cerca de 2 a 2,5 milhões de crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual no mundo.

Há 14 anos, a InterCement Brasil é signatária do Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil que promove diversas ações para mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente nas rodovias brasileiras.

Atuando diretamente com transportadoras, caminhoneiros e comunidades dos  municípios em que a empresa opera suas fábricas, foi articulado junto ao poder público e à sociedade civil a implementação da Semana Na Mão Certa –  agenda de atividades do programa -,  como lei municipal em 12 cidades dos estados do Alagoas, Paraíba, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Para a diretora executiva do Instituto InterCement, Carla Duprat, o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes é um compromisso de toda a sociedade.  E o dia 12 de junho é uma excelente oportunidade para falarmos sobre o tema, compartilhar as iniciativas da companhia com outras empresas e incentivar que elas também adotem a causa nos seus negócios, independente do perfil de atuação.

“Desde 2007, assumimos esse compromisso, que também é registrado nos documentos corporativos da InterCement Brasil como Código de Conduta, Termo de Adesão Suprimentos, e Cláusula Contratual para o Segmento de Prestação de Serviços. Transformar a Semana Na Mão Certa em política pública é mais uma forma de sensibilizar toda a sociedade para a proteção de todas as crianças e adolescentes garantido a essas uma infância livre, sem violência e, principalmente, sem qualquer tipo de exploração ou trabalho”, afirma a executiva.

Sobre o Instituto InterCement

O Instituto InterCement, criado em julho de 2015, é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement Brasil, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. O objetivo é desenvolver o empoderamento das pessoas e comunidades, de forma a “fazer diferente e fazer a diferença”.

Sobre a InterCement Brasil

A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental.

A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Além do cimento, a InterCement Brasil atua no serviço de concretagem. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)