Instituto AutismoS: quatro anos de trabalho com foco na inclusão das pessoas autistas

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Instituto AutismoS: quatro anos de trabalho com foco na inclusão das pessoas autistas

A união de mães, profissionais da saúde e da educação e o apoio de entidades educacionais deu origem, em 2018, ao Instituto de Apoio Educacional AutismoS. O projeto nasceu com o propósito de disseminar informações sobre TEA e trazer propostas de inclusão escolar e social.  Assim, ao completar quatro anos, o AutismoS celebra os resultados de suas realizações: somente no ano passado mais de 39 mil pessoas foram impactadas pelas iniciativas  da entidade – ao todo já são mais de 86 mil pessoas beneficiadas.

Entre as ações realizadas pelo instituto estão seminários com pessoas autistas, seus familiares, profissionais de diferentes áreas, cursos de formação continuada gratuita para professores e estudantes das áreas educacionais, famílias e sociedade. O foco do instituto é justamente atuar na disseminação de informações. Desse desejo, surgiram, projetos como o AutismoS Presente, realizado em parceria com a universidade Uniasselvi e ONDA-Autismo, que promove a realização de capacitações para atualizar os educadores na inclusão da pessoa autista no ambiente escolar.

São realizadas também séries de capacitações, simpósios internacionais, cursos presenciais, além de palestras em empresas e entidades.

Plataforma digital para disseminar conhecimento sobre o TEA

Uma das novidades lançadas pelo AutismoS no último ano foi a plataforma AutismoS Digital, com cursos on-line e certificação. O objetivo é, através da plataforma, disseminar as capacitações a um custo acessível e atingir ainda mais pessoas ao longo dos próximos anos.

“Somos muito gratas pelas parcerias e pelo trabalho voluntário envolvidos em nossos projetos, pois conseguimos levar informações para tantas pessoas foi por causa dessa rede de apoio inclusiva. E nosso desejo é que essa rede seja ampliada para que mais pessoas tenham informações e as transformem em ações concretas de inclusão”, diz Juliana Uggioni, gestora pedagógica do Instituto AutismoS.

Sobre o Instituto AutismoS

O AutismoS é um instituto composto por um grupo de voluntários independentes que busca realizar e promover projetos relacionados à formação continuada gratuita aos profissionais da educação, à sensibilização e à conscientização sobre o TEA de forma diferenciada e dinâmica. O projeto surgiu em 2018 em Santa Catarina e realiza seminários, palestras, cursos de educação continuada, entre outras ações. Milhares de pessoas já participaram das propostas em todo o país.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)