Iluminação em LED chega ao bairro de Engenho Velho de Brotas em Salvador

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Iluminação em LED chega ao bairro de Engenho Velho de Brotas em Salvador

Sensação de segurança e bem-estar ao caminhar à noite em vias públicas bem iluminadas. Este foi o sentimento relatado pelos moradores do Engenho Velho de Brotas após serem beneficiados com a iluminação em LED, através do programa Iluminando Nosso Bairro (INB). A entrega simbólica do serviço à população foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, na noite da quarta-feira (16), em cerimônia realizada na Rua Chile da Capelinha.

Por meio do Iluminando Nosso Bairro foram modernizados 1.384 pontos de luz, alcançando 203 logradouros da localidade. O investimento municipal neste serviço foi superior a R$1,5 milhão e a medida faz parte das comemorações pelos 473 anos da capital baiana, neste mês de março.

O prefeito reiterou a importância de uma iluminação adequada para garantir beleza e segurança às localidades. “Nosso compromisso neste mês de aniversário de Salvador é entregar ao cidadão soteropolitano a cidade toda iluminada. Isso se deve ao trabalho e dedicação das lideranças regionais. Já concluímos toda região de Cajazeiras, Subúrbio e vamos concluir toda a região de Centro/Brotas”, declarou.

“Hoje estamos alcançando quase 90% da cidade utilizando a iluminação em LED, através desse projeto que é o maior trabalho já feito na iluminação pública de Salvador. Não deixamos nenhuma rua sem esta ação. Com certeza, o Engenho Velho será mais um bairro seguro, onde o cidadão poderá aproveitar ainda mais o espaço público. E, em breve, toda Salvador poderá desfrutar deste trabalho”, destacou o diretor de Iluminação Pública (Dsip/Semop), Junior Magalhães.

Cristiane Santos, que mora no local há doze anos, comemorou a chegada do INB no bairro. Ao lado da neta, Luna Ferreira, ela acompanhou a entrega da iluminação e afirmou que este é um verdadeiro presente de aniversário para a criança, que estava celebrando 5 anos e vai crescer em um ambiente mais seguro. “Hoje é um dia muito feliz porque conquistamos essa iluminação de qualidade. Nossa rua ficou muito mais bonita e segura. Tirar aquelas lâmpadas amarelas e que a gente não conseguia enxergar nada trouxe vida para o bairro. É uma grande conquista”, completou.

Programa – O Iluminando Nosso Bairro é desenvolvido pela Diretoria de Iluminação e Serviços Públicos (Dsip), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop). A expectativa da Prefeitura é que Salvador seja a primeira capital a ter a iluminação pública 100% em LED oriunda de recursos próprios. A previsão é que esta meta seja alcançada até o fim do mês de abril.

A tecnologia LED – que significa Light-Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) – é considerada a mais moderna no mercado e possui diversas vantagens, se comparada a modelos anteriores. No quesito eficiência, esses novos dispositivos precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica para gerar luminância equivalente às potências das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarelada, por exemplo.

A durabilidade das lâmpadas de LED também é superior, tendo vida útil entre 25 mil e 100 mil horas, enquanto as de sódio chegam a contabilizar entre 18 mil a 32 mil horas de uso. Outro benefício é que os equipamentos em LED colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, pois não há existência de gases no bulbo da lâmpada e os materiais de fábrica utilizados são, na maior parte, recicláveis e atóxicos para a natureza.

Somente este ano, o INB já contemplou os bairros de Novo Marotinho, Dom Avelar, Boca da Mata e Fazenda Grande I a IV. No total, foram instalados 5.550 pontos em LED, distribuídos em 786 ruas e investimento de cerca de R$6,2 milhões.

Fotos: Valter Pontes/Secom


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo