Numa entrevista concedida, hoje, ao pastor e coordenador do ministério Shekinah na área de teologia, Virgílio Mbenza Emanuel, formado em teologia aplicada, no âmbito da formação religiosa e pela iniciativa da assembleia de Deus Pentecostal no sentido de formar os seus eficientes para não levarem a palavra de Deus empiricamente.
“A igreja decidiu formar os seus servos no curso básico de teologia com dois períodos que corresponde 3 á 6 meses, o curso foi encerrado com 38 formandos naquale 3 desistiram”.
Segundo o pastor que falava em exclusivo à Gazeta 24horas, disse que, isso significa que não podemos parar porque já temos os cursos básicos e médio e depois teremos o superior, nós estamos a preparar as condições a nível da sede para que arranquemos com outros níveis, os que terminaram o curso básico terão direito de frequentar o curso médio de teologia provavelmente no mês de setembro ou outubro.
O pastor apresentou as dificuldades alcançadas no decorrer do curso como, ausência, irregularidade e muitos pedidos por parte dos alunos “como a formação é para quem quer, nós não contamos com algumas dessas irregularidades encontradas nos alunos”.
“Outra dificuldade é da nossa parte no caso de distâncias e nos momentos de chuvas, tenho que caminhar a pé até na igreja, tudo é por causa do amor que Deus nos concedeu, nós aprendemos que fomos formados para formar, o apóstolo Paulo dizia: o que aprende de mim entrega aos homens fiéis capazes para eles também ensinarem os outros. É isso que estamos a fazer não aprendemos para guardar.
Mbenza Emanuel, deixou uma mensagem aos fiéis baseando nas sagradas escrituras que diz “conhecerás a verdade e a verdade vos libertará, logo quem não conhece a verdade é meio morto, porque a carta que acabamos de referenciar é do apóstolo Paulo, onde euxolta o seu filho começando com a palavra nos últimos tempos, sairão muitos doutores que irão de arrastar pessoas e ensinarão mentiras nas doutrinas falsas isso que fez com que o Paulo, incentivasse o seu filho a permanecer no ensino que ele aprendeu na parte do seu mestre”.
Questionado sobre a teologia o pastor respondeu dizendo: “Existe teologia sistemática e prática, nesses tipos de teologia você vai descobrir muitos erros e nós que somos chamados para estar defronte das pessoas, precisamos mesmo aprender para servir melhor e se defendo com a palavra de Deus para o povo em geral ter a palavra básica sobre o senhor, isso é que fará com que nós não sejamos levado com qualquer vento que poderá surgir”.
O coordenador avançou ainda que a formação na Escola Dominical, não é só para crianças, podemos dizer que temos as seguintes formações: teológia clássica e teologia organizada. Frisou o Virgílio Mbenza.