Há quase três décadas, nascia na Tijuca a primeira Casa Ronald McDonald da América Latina, destinada a apoiar o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Em alusão ao início das celebrações do 30º aniversário da instituição, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu e Vasco marcam um golaço com uma ação solidária. Os clubes doaram camisas com o número 30 às costas e autografada para gerar recursos à Casa. Os uniformes do Rubro-negro, do Glorioso, do Gigante da Colina e da Laranja da Baixada serão leiloados pelo na plataforma da Play For a Cause (www.play.foracause.com.br). Os torcedores poderão dar lances até o dia 08 de abril, e o valor angariado será destinado para a ONG. A armadura tricolor será utilizada em ação futura pela Casa Ronald McDonald, assim como uma bola da final do Campeonato Carioca.
“Como vimos nos últimos anos, a Federação de Futebol do Rio entende que o Campeonato Carioca, mais do que uma competição, é uma ferramenta de inclusão e responsabilidade social. A Casa Ronald é referência de cuidado e esperança para milhares de famílias, e ajudar esta causa em parceria com os clubes é motivo de orgulho. É um golaço do futebol do Rio, que vai muito além dos gramados”, ressalta o presidente da FERJ, Rubens Lopes.
Essa não é a primeira vez que a FERJ promove ações sociais em prol da Casa Ronald. Em 2019 e 2021, a instituição foi beneficiada por outros leilões, com as bolas da final do Campeonato Carioca. “Agora, marcando o início deste ano tão significativo para nós, recebemos mais este presente: as camisas com o número 30. Esperamos muitos lances nestes itens tão especiais, doados com tanto carinho pelos clubes”, comenta Sonia Neves, fundadora e presidente da Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro. O lance inicial das camisas é de R$500,00.
A Casa Ronald RJ tem acolhido milhares de crianças e adolescentes em tratamento de câncer e suas famílias, com a oferta de hospedagem, alimentação, transporte aos hospitais, educação e assistência social, além de programas complementares de Atenção Integral. Somente em 2023, foram mais de 22 mil hospedagens realizadas na casa e, durante esses 30 anos, mais de 1 milhão de refeições foram servidas.