Gostaria de compartilhar uma experiência que está acontecendo neste exato momento comigo.
- Continua após a publicidade -
Fui convidado para participar da criação de um coletivo/grupo/agrupamento de pessoas (ainda não definido), com o objetivo de fazer arte, já que os envolvidos não estão satisfeitos com a situação atual.
Vimos muitas coisas em comum e eis que a empolgação começou: experiências, oportunidades, criação de grupo no whats, objetivos, á em comum, áudios de diversos tamanhos – curtos, médios, podcast, programas de rádio – e tudo mais. Tudo estava fervendo, muito bom, até a hora que levantei a mão e disse: desculpe ser o chato da história, mas precisamos organizar isso aí. Porque temos muita emoção, mas precisamos ir para ação.
E aí começamos uma conversa mais madura e séria sobre o assunto. A intenção não era jogar um balde de água fria ou a construção de um conto de fadas. Mas já vi grupos se desmanchando, porque não tinha objetivos claros: se juntaram, pensaram em apenas um foco, realização de inscrições em festivais e editais, na maioria das vezes sem estrutura. E sem o resultado esperado, o estresse surgiu para todos os lados, ninguém absorveu e aguentou e o grupo acabou. Pronto. Simples assim.
Então, propus algumas AÇÕES como:
- Continua após a publicidade -
Reúna as pessoas e defina os objetivos
Claro, não vamos ser bobos, mas precisamos ganhar algo, principalmente dinheiro. Mas para o trabalho se manter sustentável é necessário pesquisar e planejar. E isto leva tempo. E quando falo de objetivos, não pense somente no dinheiro, mas em tudo o que o projeto pode oferecer – criatividade, autodesenvolvimento, em sua contribuição para o grupo, entre outras possibilidades. Junte a isso, as perguntas abaixo, que devem ser feitas e respondidas de maneira mais sincera possível:
- O que você faz muito bem?
- O que você gostaria e estaria disposto a aprender neste processo?
- O que você gostaria de fazer e não sabe?
- O que você realmente não gostaria de fazer?
Aqui é um ponto de partida, pois daqui já sabemos as potencialidades e oportunidades, além de fraquezas e ameaças. Seria interessante um encontro presencial, para marcar o início da formação do grupo, com direito à muita caneta, papel e escritas e rabiscos. Afinal. estamos falando de pessoas criativas, então vamos criar! Ah, e se não for possível, o encontro on line é ótimo também, sem impeditivos.
Realizei a proposta do grupo e logo iremos nos encontrar para fazermos esta atividade e espero compartilhar com você os resultados e próximos passos.
- Continua após a publicidade -
Ah, estou sempre de olho em tudo. E se você tiver uma ideia de organização de um grupo/coletivo e não sabe como conversar, bora tomar um café e vamos trocar experiências.
Tenha um ótimo dia.
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.