Fome ou fuga emocional? Live promove diálogo entre a psicologia e a nutrição e discute sobre o impacto das emoções na alimentação

Ana Silva
Ana Silva
2 min. para leitura
Fome ou fuga emocional? Live promove diálogo entre a psicologia e a nutrição e discute sobre o impacto das emoções na alimentação

É muito comum que em situações de estresse, ansiedade, problemas pessoais ou profissionais muitas pessoas recorram aos alimentos para aliviar as emoções. Mas a recorrência deste comportamento traz um alerta e preocupa os profissionais de saúde, já que muitas vezes essa compensação se transforma em uma compulsão alimentar e requer atenção. Pensando nisso, o Centro Universitário UniRuy Wyden promove na próxima terça-feira, dia 8, às 20h, uma discussão online “Sobre as emoções e a alimentação: um diálogo entre a psicologia e a nutrição”. 

Os transtornos alimentares estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, afetando diferentes grupos populacionais em distintos contextos de relação com o comer. “A relevância deste debate é reforçada pela emergência de fenômenos contemporâneos como a globalização alimentar, a padronização da imagem corporal e as próprias redes sociais. A conversa entre os campos do saber que se ocupam dessas questões é fator primordial para o melhor manejo dessas condições de saúde”, declara Anderson Carvalho, nutricionista e coordenador do respectivo curso do UniRuy.

De acordo com a coordenadora de psicologia do UniRuy, Susy Matos, os transtornos alimentares em geral estão associados a hábitos, ou seja, comportamentos, e as emoções. O meio científico tem ofertado, cada vez mais, estudos que comprovam que a forma de se alimentar está diretamente ligada aos estados emocionais. “A mudança de hábitos alimentares pode ocorrer de forma mais eficiente quando trabalhamos também os aspectos psicológicos, uma atuação multiprofissional pode estimular mais o paciente a participar do tratamento proposto, assim, podemos obter respostas terapêuticas mais eficazes”, conclui a profissional.

Aos interessados, a live será transmitida por meio do perfil oficial do Centro Universitário UniRuy Wyden no Instagram, @uniruywyden.

SERVIÇO

Live “Sobre as emoções e a alimentação: um diálogo entre a psicologia e a nutrição”

Data: Dia 08/02

Horário: 20h

Local: perfil oficial do UniRuy no Instagram – @uniruywyden



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)