A época de férias é tempo de viajar, se divertir e descansar, mas sempre tem aquela semana que deixamos para dar uma organizada na casa e, principalmente, no guarda-roupa. Para cuidar do armário, é essencial manter as roupas limpas para evitar que mofo e bolor se espalhem. Isso é fundamental, principalmente para roupas usadas ao ar livre que podem ter sido expostas a bactérias e microrganismos.
A primeira dica de José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia é: “Manchou, limpou! Uma mancha deve ser removida assim que acontece. O quanto antes você remover a mancha, mais fácil será o processo para que ela saia completamente”, ele diz.
Deixar as peças muito tempo de molho também não é uma boa alternativa, “Quando colocamos uma peça de molho, a intenção é retirar toda a sujeira, mancha e micro-organismos das peças. Porém, se você deixa a peça por muito tempo de molho, toda a sujeira e componentes que foram para a água podem voltar para a peça, inclusive em outros locais que, antes, não estavam tão sujos!”, comenta Previero.
O especialista também diz que quanto mais lavarmos uma roupa, menos tempo a peça irá durar. “Por mais que queiramos nossas roupas sempre limpas e cheirosas, o processo de lavagem e secagem desgastam o tecido. Evite esfregar as fibras do tecido no tanque e a peça na própria peça (aquele famoso esfrega-esfrega com a roupa entre as mãos).”
Previero também lembra que peças de tecidos mais nobres e/ou delicados, assim como aquelas que tem bordados ou demais aplicações, merecem atenção especial. “Colocá-las na máquina, junto com outros tecidos mais grossos, é um erro. Nesses casos, é preciso lavá-las à mão ou com determinados cuidados especiais.”
Uma dica extra, é lavar suas roupas em lavanderias, pois o atendimento especializado utilizando produtos e técnicas especializadas para limpeza, garante maior durabilidade das roupas, prolongando sua vida útil e mantendo as cores mais vivas a realizar a higienização da maneira mais adequada”, conclui Previero.