Fantastic Negrito é encorajado pelas vozes de seus ancestrais e entes queridos no seu novo single “Trudoo”

Ana Silva
Ana Silva
6 min. para leitura
Fantastic Negrito é encorajado pelas vozes de seus ancestrais e entes queridos no seu novo single “Trudoo”
Álbum Visual White Jesus Black Problemsserá lançado em 3 de Junho
Cada single entrega tanta urgência e potência de uma mensagem que ele não pode mais conter” – Billboard
“Álbum ambicioso conceitual ancestral” – SPIN
Fantastic Negrito (neé Xavier Dphrepaulezz) revela hoje “Trudoo”, a “cena de perseguição” no filme que é seu próximo álbum visual White Jesus Black Problems, com data para 3 de Junho pelo selo Storefront Records. No terceiro single de seu projeto, o cantor, compositor, e ativista três vezes vencedor do Grammy se vê refletindo sobre a mente e espírito humano que quer sobreviver apesar de tudo. White Jesus Black Problems é baseado na história real da sétima geração da avó escocesa branca de Negrito (Vovó Gallamore), uma serva contratada, vivendo em união estável com seu avô escravizado afro-americano de sétima geração (Vovô Courage); desafiando abertamente leis racistas e separatistas da Virgínia colonial da década de 1750.
“Trudoo” é uma música de celebração. É sobre ser encorajado pelas vozes de seus ancestrais e entes queridos em sua mente. Negrito está profundamente ligado aos avós da sétima geração, apesar da aparente distância e tempo que os separa; suas vozes ainda o ajudam a não sucumbir às forças negativas deste mundo que lhe dizem para desistir ou decepcionar. “Trudoo” também é uma música sobre liberdade e fuga, então é justo que ela se baseie em uma variedade de espaços musicais para criar um som único e inimitável. Da alta energia da guitarra funk de James Brown à percussão eletrônica brilhante e, finalmente, os vocais influenciados pelo bluegrass de Negrito, cada um desses componentes se fundem para criar a celebração final do som e da identidade americana; que é apenas mais solidificado nos vocais no refrão da faixa – proporcionando uma sensação de união. Os pensamentos coletivos e a força dos ancestrais de Negrito são sua estrela do norte, guiando-o ao longo do caminho.

Fantastic Negrito sobre “Trudoo” –
“Essa música parecia uma celebração. Nós vamos conseguir! Eu queria que parecesse otimista, divertido, único, diferente enquanto ainda contava essa história de anseio, desejo e determinação. Logo após o desejo vem a determinação, de ser livre e traçar o próprio destino. Uma das partes mais belas e sagradas de ser um ser humano é alcançar aquela liberdade que parece tão fora de alcance.”
Junto com o anúncio de White Jesus Black Problems em Fevereiro, Fantastic Negrito compartilha a faixa principal do álbum, o single “Highest Bidder”, uma faixa abordando temas de racismo, capitalismo e o significado da própria liberdade através de ritmos africanos e delta blues. O anúncio e single foram recebidos com elogios da NPR All Songs Considered, Pitchfork, Billboard, Spin, American Songwriter, Consequence, San Francisco Chronicle, e mais! (Confira os destaques abaixo)
Assista ao clipe de “Highest Bidder” AQUI.
No último mês, Fantastic Negrito anunciou um show de cordas, incluindo Bottlerock Festival, Electric Forest, e o Hollywood Bowl Jazz Fest. Saiba mais sobre as datas da turnê de Fantastic Negrito aqui.
Pré-Order White Jesus Black Problems AQUI
Ouça Oh Betty AQUI
Primeiras impressões de White Jesus Black Problems
 
“O imediatismo de “Highest Bidder” ilustrou a importância do talento de Fantastic Negrito. Cada single entrega com tanta urgência e potência uma mensagem que ele não pode mais conter”
–– Billboard
“Álbum ambicioso conceitual ancestral”
–– SPIN
“White Jesus Black Problems é um projeto político ambicioso… com guitarra blues e uma bateria viva de inspiração africana”
–– Consequence of Sound
“Passando pela comunidade criativa de Oakland… ele denuncia a crueldade do capitalismo”
–– San Francisco Chronicle
“Vindo com músicas que permeiam questões pesadas do nosso tempo, e movem o corpo e a mente”
–– KQED
“Uma fusão funky e carregada de delta blues e disco, que examina as forças comerciais que muitas vezes impulsionam o pior comportamento da humanidade.”
–– Guitar World
Datas da turnê
21 de Maio – Pure Imagination Festival in Prescott, AZ
27 de Maio – BottleRock Festival in Napa, CA
10 de Junho – UC Theatre in Berkeley, CA
14 de Junho – Aladdin Theatre in Portland, OR
15 de Junho – Neptune Theatre in Seattle, WA
17 de Junho – Sound of Music Festival in Burlington, ONT (Canada)
20 de Junho – Sinclair – Boston, MA
21 de Junho – Ardmore Music Hall – Philadelphia, PA
22 de Junho – 930 Club in Washington DC
24 de Junho – Electric Forest Festival in Rothbury, MI
25 de Junho – Hollywood Bowl Jazz Fest in Los Angeles, CA
13 de Agosto – Craig Ranch Amphitheater in Las Vegas, NV (One Nation Under A Groove Tour com George Clinton and Parliament Funkadelic)
11-9 de Setembro – Bristol Rhythm & Roots Reunion in Bristol, TN
Lista de faixas White Jesus Black Problems
1. Venomous Dogma
2. Highest Bidder
3. Mayor of Wasteland
4. They Go Low
5. Nibbadip
6. Oh Betty
7. You Don’t Belong Here
8. Man With No Name
9. You Better Have A Gun
10. Trudoo
11. In My Head
12. Register of Free Negroes
13. Virginia Soil


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)