Exercícios físicos podem aumentar a imunidade contra a covid-19. Saiba como

Ana Silva
Ana Silva
2 min. para leitura
Exercícios físicos podem aumentar a imunidade contra a covid-19. Saiba como

Em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus, a busca pela saúde se tornou um dos principais objetivos tanto para as pessoas que buscam a prevenção como para auxiliar quem já foi infectado pela doença, através da realização de exercícios físicos. O professor e gerente operacional da AYO Fitness Club, Júlio César Chaves Nunes Filho, explica que as práticas esportivas estão ligadas ao fortalecimento do sistema imunológico e do sistema respiratório, como a realização de treinos aeróbicos e resistidos.

Um dos principais benefícios destacados dos exercícios cardiorrespiratórios é a melhoria da imunidade geral, isso reverbera em todo o organismo, principalmente nas vias respiratórias, principal meio de entrada do vírus no corpo humano. Nesta categoria, podem ser destacadas práticas como correr, nadar e pedalar.

Já exercícios de força e resistência muscular, através da musculação, LPO, CrossFit, desde que praticados em intensidade moderada,  também induzem o fortalecimento do nosso sistema protetor. acredita-se que pessoas que se exercitam regularmente têm menor incidência de infecções por vírus e bactérias.

“Uma das proteínas geradas pelo corpo durante a prática de exercícios é a miocina, que tem um papel importante no combate de inflamações, ou seja, atua como um anti-inflamatório. Tanto durante a prática do exercício como após o seu fim, ocorre que as substâncias inflamatórias são reduzidas ao mesmo tempo que as anti-inflamatórias aumentam”, afirma o professor.

Apesar dos benefícios causados pelos exercícios, os praticantes devem ter cuidado com os treinos sem acompanhamento, que podem acabar gerando o efeito contrário e ocasionando lesões. “É muito importante que as pessoas iniciantes tenham em mente que além da prática, é essencial respeitar os limites do corpo e entender que a realização de exercícios não substitui a vacina. Os efeitos causados tanto pelas práticas esportivas e a imunização pela vacina devem somar nos efeitos positivos ao organismo. Vale lembrar que precisamos continuar seguindo todos os protocolos, usando máscara, álcool gel e praticando o distanciamento social”, finaliza o profissional.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)