Especialista explica porque as pessoas não atingem suas metas para o ano

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Especialista explica porque as pessoas não atingem suas metas para o ano

Quem nunca se frustrou por não ter cumprido com a lista de coisas que prometeu a si mesmo na chegada de um novo ano, né? Mas, você sabe porque é tão difícil cumprir as metas estabelecidas?

Segundo Jonathan Duque, especialista em comportamento humano, mais importante do que estabelecer um objetivo é saber com clareza como chegar. “Quando estabelecemos metas  e não sabemos o ponto de partida e a rota definida capaz de nos levar ao objetivo,  com um passo a passo e micro ações claras,  é muito provável que elas se percam no dia a dia. ” – afirma.

De acordo com o Jonathan, existem técnicas simples que ajudam no processo e fortalecem a busca pelo o objetivo. O primeiro passo e mais importante de todos é saber com clareza o objetivo final. Detalhar cada etapa da escalada e buscar referências reais que inspirem a como é possível, pouco a pouco, atingir o objetivo sem perder o foco é o segredo.

Para isso, Jonathan listou cinco ações capazes de tirar os planos do papel e mudar de vez os maus hábitos que impedem de cumprir com as metas.

 

  • Estabeleça um objetivo

Afirmar que neste ano quer ter uma vida mais saudável, juntar dinheiro, comprar um bem, estudar, entre outros não aproxima da meta, pelo contrário, pode criar muita frustração, já que, sem saber a razão real que faz com que você queira cumprir com essas metas, é muito provável que você se sabote e desista. Pergunte-se, porque eu quero ter um corpo saudável? Fazer esse curso vai me levar a qual patamar? Estou juntando dinheiro para fazer o que?

  • Crie micro metas

Chegar aos 65 quilos deve ser o objetivo final, para o dia, a meta deve ser praticar algum tipo de exercício, mesmo que seja de 20 minutos, dar mais espaço no prato para alimentos mais saudáveis, entre outros pequenos avanços que nos mantem firme em nosso propósito.

  • Conecte-se com pessoas que conseguiram

Se você não acreditar que é possível atingir um determinado objetivo, vai se desmotivar. Aproximar-se de pessoas que conseguiram e continuam mantendo e criando novos objetivos faz crer que realmente é possível, torna muito mais real toda a dedicação.

  • Esteja disposto a testar o desconforto

Nem tudo são flores. É preciso estar disposto a mudar e nem sempre é simples, mudar muitas vezes dói, porque exige de nós esforço, dedicação e diligência. É um compromisso diário, constante que nem sempre será gostoso de fazer, mas será necessário, por isso, o desconforto é tão importante.

  • Crie o hábito

Qualquer coisa que se proponha a fazer só entrará na sua rotina quando se tornar um hábito, por essa razão, pelo menos, pelos primeiros 40 dias, quando algo já passa a fazer parte do dia a dia, mantenha constância e dedicação.

De acordo com o especialista seguindo esses passos, não tem como não alcançar um desejo real. Mas, Jonathan alerta, pular uma das etapas pode colocar fim aos planos e gerar frustração.

 

Conheça Jonathan Duque:
https://www.instagram.com/jonathan.duque/
https://institutojonathanduque.com/



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo