Entenda mais sobre a síndrome de Asperger, condição que faz parte do espectro autista

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Entenda mais sobre a síndrome de Asperger, condição que faz parte do espectro autista

A síndrome de Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e na comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Ela é muito mais comum do que se pensa, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial tem algum tipo de transtorno do espectro autista (TEA). “Ao contrário do autismo, a síndrome de Asperger não causa dificuldade generalizada de aprendizado, além disso, é comum que as pessoas diagnosticadas com essa síndrome tenham a necessidade de criar rotinas fixas”, explica Paulo Nakano, Neurologista do HSANP.

Segundo o especialista os principais sintomas da síndrome de Asperger são: introspecção e problemas com habilidades sociais, práticas e rituais incomuns, dificuldades de comunicação e comportamentos excêntricos e repetitivos.

  • Introspecção e problemas com habilidades sociais – ‘‘As crianças com essa doença geralmente têm dificuldade para interagir com outras pessoas e muitas vezes comportam-se de forma estranha em situações sociais. Portadores desse distúrbio geralmente não fazem amigos facilmente, pois costumam ter insegurança em iniciar e manter uma conversa”, esclarece.
  • Práticas e rituais incomuns – “Pessoas que possuem a síndrome podem desenvolver rituais que ele ou ela se recuse terminantemente a alterar, como se vestir obrigatoriamente em uma ordem específica, por exemplo”, informa.
  • Dificuldades de comunicação – “Costumam não fazer contato visual ao falar com alguém, elas podem ter problemas ao usar expressões faciais e ao gesticular, bem como podem apresentar dificuldade para compreender a linguagem corporal e a linguagem dentro de um determinado contexto e costumam ser muito literais no uso da língua”, alerta.
  •  Comportamentos excêntricos ou repetitivos – “Os pequenos com essa condição podem desenvolver um tipo de comportamento incomum e singular, que envolve movimentos repetitivos e estranhos, como, por exemplo, torcer as mãos ou os dedos”, elucida.

O neurologista conta que não existe uma causa exata para essa doença, apesar de ser parcialmente hereditária, seus mecanismos genéticos ainda não são conhecidos, pois mesmo com esforço, a neuroimagem ainda não pode descrever um problema fisiopatológico comum para essa condição. “A síndrome de Asperger apresenta algumas particularidades, a que mais chama atenção é que se trata de um transtorno que acomete majoritariamente crianças do sexo masculino. Além disso, crianças com essa síndrome podem mostrar o desenvolvimento de uma linguagem típica e, muitas vezes, um vocabulário proporcionalmente superior para a idade. Entretanto, ao interagir com os outros costumam apresentar uma comunicação um pouco inadequada ou embaraçosa para o momento”, conta.
Infelizmente, nenhum espectro do transtorno autista apresenta cura, porém, são variadas as intervenções terapêuticas disponíveis e a sua introdução o mais precoce possível é fundamental para a conquista de resultados satisfatórios, as opções de tratamento incluem: treinamento e educação dos pais; treinamento das habilidades sociais e fonoaudiologia, terapia comportamental cognitiva (TCC); terapia ocupacional e medicação para controle de sintomas ou outros transtornos associados, como ansiedade, depressão etc.
“Quando falamos das doenças de espectro autista, devemos ter em mente que não se trata de uma condição causada pela forma que a criança foi criada ou como consequência de problemas decorrentes das experiências de vida, os pais não são culpados. Por isso é importante um acompanhamento adequado para que as informações sejam as maiores possíveis”, finaliza o especialista.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo