eCondos: aplicativo otimiza processos em condomínios e reduz custos em até 30%

Ana Silva
Ana Silva
6 min. para leitura
eCondos: aplicativo otimiza processos em condomínios e reduz custos em até 30%

Saber a hora exata de limpar o salão de festas, ser notificado de uma ocorrência na hora, receber o aviso de encomenda na portaria na palma da mão. A otimização da comunicação de um condomínio nem sempre foi uma tarefa fácil. Em meio a comunicados pelos elevadores, grupos de Facebook e Whatsapp, síndicos tentam atingir a todos os condôminos de maneira rápida e objetiva, mas, muitas vezes não alcançam a totalidade de moradores. Além disso, frequentemente a entrada de visitantes e chegada de encomendas não acontece de forma fluída, promovendo sobrecarga em portarias e filas ao redor do condomínio.

A praticidade de centralizar os problemas, solicitações, classificados, dentre outros em um lugar só já é real. Aplicativos ganharam espaço na vida de síndicos e moradores de condomínio, facilitando o processo de entrada, disparo de avisos, otimizando cadastro de visitantes, de veículos e com diversidade de funcionalidades para facilitar o dia a dia de seus usuários.

Em meio à confusão organizacional em seu condomínio, Juliano Leite percebeu que talvez teria a solução para este problema. Formado em Tecnologia da Informação, o profissional desenvolveu então um aplicativo para atender todas as demandas de um condomínio. Com a ajuda de seus parceiros, Ricardo Paiva e Alex Bahr, o software é capaz de suprir todas as exigências de blocos residenciais e comerciais. A startup eCondos nasceu em 2016, com objetivo de simplificar os processos, transmitindo informação por uma única plataforma.

Apostando no projeto, os sócios iniciaram o processo de desenvolvimento do aplicativo com o aporte inicial próprio de R$ 500 mil, atendendo conjuntos de moradia de maneira gratuita. “Nós tínhamos que ter a certeza de que nossa ideia fluiria e que daria certo, batemos na porta de condomínio por condomínio, tendo a proposta negada por diversas vezes, mas a persistência foi essencial para que tudo desse certo”, afirma Ricardo Paiva, CEO do empreendimento.

A startup amadureceu, ganhou destaque e consequentemente chamou a atenção da Iporanga Ventures, fundo de investimento voltado a tecnologia, e de um conjunto de investidores anjos. A aplicacação possibilitou melhorias e implementações de variadas funcionalidades de acordo com as solicitações dos usuários, tornando o aplicativo um dos mais completos do mercado atualmente. “O eCondos oferece inúmeras utilidades, desde as mais simples, como registro de ocorrências, liberação de chave através de QR Code, seção de classificados do condomínio, solicitação de reservas de espaço e mudança, até as mais complexas como Inteligência Artificial usada na liberação de visitantes através de reconhecimento facial ou leitura e identificação automática de placa de veículos, além de manter tudo mais organizado e prático para os síndicos e administradoras”, conta Juliano.

As funcionalidades da plataforma implementaram a facilidade da comunicação dos síndicos entre os condôminos e flexibilidade na organização dos processos, otimizando a gestão e demonstrando a transparência para todos os usuários, além de reforço na segurança condominial. Segundo uma análise feita pela empresa, 96% dos usuários utilizam o sistema constantemente, provando sua satisfação com as novas melhorias trazidas ao condomínio através do aplicativo.

Foi possível notar uma redução de gastos de até 30% nos custos de gestão condominial e portaria onde o eCondos foi implementado. “A ferramenta proporciona uma otimização de processos e como consequência custos menores, seja no âmbito da zeladoria, segurança ou gestão condominial. Por exemplo, os porteiros podem trabalhar em dias úteis e a gestão da portaria ser autônoma aos finais de semanas e feriados sendo feita pelos próprios moradores, de acordo, é claro, com o tamanho e estrutura do condomínio”, afirma Alex Bahr.

Além de reduzir gastos, a segurança que a plataforma oferece no trânsito de moradores e terceiros está sendo um diferencial referendado pelos clientes. O registro e liberação antecipada dos visitantes evita as famosas filas que diariamente assombram os grandes condomínios, trazendo mais segurança e agilidade para a portaria, que passa a atuar mais na segurança e menos atendendo e digitando os dados do visitante.

Diante de tanta tecnologia, a equipe eCondos ainda desenvolveu um suporte de pronto atendimento de qualidade, o que transmite confiabilidade aos contratantes que podem contar com auxílio independente em qualquer dia da semana.

É notório que esse tipo de implementação oferece benefícios em ampla escala, trazendo vantagens em conjuntura geral. Ela bane os recursos de convencionais grupos de Facebook e WhatsApp, trazendo a redução de problemas para todos, oferece segurança e precisão nos processos. Deixando o ambiente condominial mais agradável para todos os usuários.

O que o eCondos pode trazer ao seu condomínio?

– Eficiência na comunicação

– QR code de Acesso e Reconhecimento Facial para visitantes

– Controle de câmeras

– Controle de acesso convencional (cartão, tags, biometria digital, controle remoto)

– Controle de acesso inteligente com Reconhecimento Facial e Leitura de placa veicular

– A possibilidade de abertura de chamados de manutenção

– Seção de classificados para moradores

– Controle de eventos

– Registro antecipado de visitantes

– Cadastro de veículos

– Cadastro de usuários

– Cadastro dos dependentes

– Chave Virtual e Acesso Compartilhado

– Sistema de monitoramento pessoal

– Controle de encomendas

Entre outras melhorias que tornam a vida de um condômino, zelador, porteiro e síndico muita mais prática.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)