Doenças renais em pets: Clínica Veterinária da UNIFACS faz ação preventiva entre 28 e 31 de março

Ana Silva
Ana Silva
2 min. para leitura
Doenças renais em pets: Clínica Veterinária da UNIFACS faz ação preventiva entre 28 e 31 de março

Entre os dias 28 e 31 de março, a Clivet – Clínica Veterinária da UNIFACS, em parceria com a Liga Acadêmica de Cardiologia e Nefrologia Veterinária (LACAN), vai realizar uma ação alusiva ao Março Amarelo – mês de prevenção às doenças renais. A iniciativa faz parte do calendário de ações da Clivet e tem o objetivo alertar aos tutores sobre os riscos desse tipo de doença em pets, que pode resultar em quadros de insuficiência, cálculo renal, tumores e, até mesmo, provocar a morte do animal. Os tutores interessados em orientações sobre o tema podem agendar atendimento por meio do WhatsApp: (71) 3203-2649.

Sintomas

De acordo com a professora Simone Freitas, veterinária e coordenadora da Clivet, a doença renal pode provocar sintomas perceptíveis, como fazer muito xixi; beber muita água; acúmulo de líquido no abdômen; vômito; diarreia; letargia; tremores musculares. No entanto, a professora chama a atenção para o seguinte: “a doença também pode ser, inicialmente, assintomática e o diagnóstico precoce pode ser feito através de exames de rotina, semestral ou anual”.

O grau de evolução da doença renal pode ser classificado como agudo ou crônico, este último quando os sintomas estão presentes por dois a três meses. Sobre se há cura para doença renal crônica em pets, a professora afirma que não tem, entretanto, é necessário tomar medidas de controle através de protocolos específicos para cada estágio da doença, como mudança da alimentação, medicação e/ou diálise.

Clínica Veterinária UNIFACS

Com estrutura moderna e tecnologia de ponta, a Clínica Veterinária UNIFACS – aberta ao público – oferece atendimento clínico, cirúrgico e exames de alta qualidade para cães, gatos e outros animais de pequeno porte, por meio de agendamento. Além de atendimento ao público, a Clínica Veterinária é um espaço destinado às aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação de Medicina Veterinária da UNIFACS.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo