O Ministério da Saúde celebra em 31 de março o Dia da Saúde e Nutrição no Brasil, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da boa alimentação para ter uma vida saudável.
- Continua após a publicidade -
A população precisa entender a importância de ter uma alimentação balanceada, com uma dieta equilibrada, que forneça os nutrientes necessários, as vitaminas e os minerais para o bom funcionamento do organismo.
Para uma alimentação mais saudável é necessário ter variedade e verificar a qualidade dos alimentos consumidos. Frutas, legumes, verduras, carnes magras, peixes de água fria, grãos e cereais integrais, ovos e laticínios, minimamente processados, naturais e frescos, são algumas das opções.
Evitar alimentos industrializados, ultra processados, com muitos aditivos, gorduras e conservantes, além de excesso de sal e açúcar, que apesar de agradarem ao paladar, são pobres em nutrientes.
Para quem gosta de um docinho dê preferência para o chocolate amargo, frutas desidratadas e bolos de frutas, adoçados com o açúcar da própria fruta.
- Continua após a publicidade -
Outro ponto importante é hidratar o corpo bebendo a quantidade de água recomendada para o nosso organismo.
Vale lembrar que uma alimentação saudável contribui para a melhora da qualidade do sono, diminuição do estresse e da ansiedade, aumento da disposição e da autoestima, além de prevenir uma série de doenças como hipertensão, distúrbios metabólicos e intestinal, anemia, entre outros, além de combater a obesidade.
Ana Paula Cony é nutricionista da clínica Neurovida
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.