De pai para filho: uma vida de aprendizado

Julia Fonseca
Julia Fonseca
4 min. para leitura
De pai para filho: uma vida de aprendizado

Digo que Pedro me ensinou porque, no começo, eu tentava ler as histórias, preservando a literalidade do texto. Mas rapidamente percebi que longos parágrafos se tornam verdadeiros obstáculos diante de uma plateia que ainda usa fraldas. – psicanalista Paulo Bueno

Contador de histórias, marceneiro, professor, disponível para consertos em geral são novas facetas de um homem quando se torna pai. Participar de cada momento e tentar fazer com que as frustrações desnecessárias não alcancem seus filhos é uma meta para todos eles.

No Dia dos Pais, o maior homenageado é o filho, afinal, faz parte da trajetória contar tudo sobre aquele ser que o tornou o homem mais feliz do mundo. E é isso que o autor e psicanalista Paulo Bueno expressou em seu lançamento ‘Coisas que Pedro Me Ensina’publicado pela Editora 106.

Bueno apresenta nesta obra literária a facilidade com que a criança desenvolve seu lado perspicaz, emocional e curioso, quando há estímulo para que isso aconteça. Com divertidas conversas com seu filho, Pedro, registradas ao longo de três anos, o autor mostra a crescente interação da criança com relatos carregados de uma sabedoria singela, ao mesmo tempo em que ensina aos pais o lado enriquecedor dessa ligação e convívio.

Além de proporcionar uma leitura prazerosa em família, e dar a ideia para que cada pai faça um diário com as pérolas de ensinamento dos filhos, o psicanalista faz um convite à reflexão de como às vezes no calor do acontecimento os pais nem sempre podem dar a atenção necessária para o que cada criança quer expressar. Mas com anotações, tempo e paciência para rever os fatos, o lado paterno estará mais aflorado e conseguirá entender de que forma o filho impacta o mundo dele e de que forma o mundo o impacta.

‘Coisas que Pedro Me Ensina’ traz uma nova perspectiva da visão do que é ser um pai determinado a mostrar o mundo com outros olhos para os seus filhos, respeitando a identidade e entendimento de cada criança. Trazer ao enredo percepções da própria criança que foi ou aquela que permanece em seu interior, faz crescer a história entre pai e filho, que será passada por gerações.

COISAS QUE O PEDRO ME ENSINA
Paulo Bueno
Selo: 106 Crônicas
Páginas: 144
Formato: brochura, 14 x 21 x 0,9cm
Peso: 215g
Preços: R$ 39,90 (versão impressa); R$ 28,00 (ebook)
ISBN versão impressa: 978-65-88342-03-9
ISBN versão ebook: 978-65-88342-00-8
Gênero: Crônicas, Nacional, Paternidade, Memórias

Sobre Paulo Bueno: é pai do Pedro, paulistano, colunista do Papo de Mãe do portal UOL, psicanalista, psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social (PUC-SP). Docente do Instituto Gerar de Psicanálise, é pesquisador do Núcleo Psicanálise e Sociedade (PUC-SP) e professor convidado do Programa Fellowship/2021 da Columbia University.

Pedro Klinkby Bueno: tem 6 anos, cursa a Educação Infantil, está aprendendo a ler e em breve poderá escrever suas próprias histórias. Seus brinquedos preferidos são o Lego e o tablet. Adora o Pantera Negra. Ama pizza, mas apenas de calabresa sem queijo.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo