Damon Albarn lança edição digital deluxe de The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flows
“… um novo capítulo para Albarn e uma maneira maravilhosa de você deixar todas as coisas pra trás; felizmente lembrando que há um lindo mundo lá fora.” – NME
“… O trabalho mais íntimo e discreto de Albarn até hoje.” – The Telegraph
Transgressive Records comemora um ano do lançamento emocionante de The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows com uma edição deluxe de 4 discos do segundo álbum solo aclamado pela crítica Damon Albarn.Disponível agora.
Esta edição vem após um ano do lançamento da data que o álbum foi anunciado pela primeira vez, logo antes de um retorno emocionante à Glastonbury para a performance única ao vivo e evento de streaming Live At Worthy Farm. O verão então viu Albarn – ao lado de uma banda ao vivo – pegar a estrada para realizar dois shows aclamados no Manchester International Festival e Edinburgh International Festival; uma participação especial no Latitude; bem como aparecer como atração principal no esgotado End of the Road Festival.
Setembro trouxe um show e uma transmissão global transmitida ao vivo para 92 países ao redor do mundo pela Shakespeare’s Globe in London, seguido por um número seleto de datas de solo de piano intimistas, apresentada em associação com lojas de disco locais, em todo o Reino Unido em dezembro de 2022. Albarn também finalmente completou uma turnê europeia, duas vezes adiada, que o viu tocar músicas do álbum de orquestra, e um show final muito especial em Reykjavik no mês passado, de volta onde tudo começou.
Lançado em 12 de Novembro de 2021, The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows estreou em #7 nos charts de álbuns no Reino Unido, e foi descrito pelo MOJO como “…uma das mais belas peças produzidas tangencialmente de nossos tempos estranhos e incertos.” Originalmente concebido como uma peça orquestral inspirada na paisagem da Islândia, o projeto evoluiu durante o lockdown para as 11 novas faixas incluídas no álbum de estúdio.
Para acompanhar o disco, uma série de vídeos cinematográficos especiais intitulada ‘Sublime Boulevards – Performance Films’ foram lançados ao longo do ano no Youtube.
Uma exibição limitada no Eranda Studio na The Photographers’ Gallery, em Londres, com a curadoria de Anna Sparham, apresentou materiais da origem e inspirações por trás do álbum, apresentando obras de arte inéditas, fotografias e filmagens, além dos próprios esboços e letras de Albarn.
Assista Albarn conversando com ‘Off The Record’ de Sunday Times Culture sobre a inspiração por trás da faixa do álbum ‘Royal Morning Blue’.
Este lançamento digital deluxe de 4 discosmuito especial inclui o álbum original; uma performance completa de piano e cordasgravada ao vivo na Union Chapel, em Londres, dezembro de 2021, incluindo vários clássicos do Blur e Gorillaz; instrumentais do álbum; mais três faixas bônus anteriormente disponibilizadas apenas através de formatos físicos de edição limitada do álbum – incluindo ‘The Bollocked Man’, que estreou ao vivo pela primeira vez na recente turnê europeia de Albarn; ‘Huldufolk’,que se traduz como ‘The Hidden People’, uma composição de 20 minutos co-escrita e narrada pelo influente músico islandês Einar Orn(Sugarcubes); e ‘Love & Memory’, um recital de Albarn inspirado no poema de John Clare.
A lista completa de faixas é:
Disco 1 – The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows
(Lista de faixas do álbum original):
The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows
The Cormorant
Royal Morning Blue
Combustion
Daft Wader
Darkness To Light
Esja
The Tower Of Montevideo
Giraffe Trumpet Sea
Polaris
Particles
Disco 2 – Live at Union Chapel:
The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows
The Cormorant
Royal Morning Blue
Daft Wader
Darkness To Light
The Tower of Montevideo
Polaris
Particles
Beetlebum
Under The Westway
Sweet Song
El Manana
For Tomorrow
Tender
Girls & Boys
The Universal
Disc 3 – Instrumentais:
The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows
The Cormorant
Royal Morning Blue
Daft Wader
Darkness To Light
The Tower of Montevideo
Polaris
Particles
Disc 4 – Faixas bônus:  
The Bollocked Man
Love & Memory (poem recital)
Huldufolk (hidden track from CD format)
Lançado aclamado pela crítica em novembro de 2021, o álbum foi originalmente concebido como uma peça orquestral inspirada na paisagem da Islândia, The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows evoluiu durante o lockdown para 11 novas faixas incluídas no álbum. Albarn recentemente apresentou o disco na íntegra em shows esgotados em todo o Reino Unido, Irlanda e Europa, um destaque incluindo dois shows no Barbican em fevereiro.
In a career of perpetual musical shifts and exploration, this new record uncovers yet more ground, finding expansive orchestral arrangements nestling with intimate melodies, discordance brushing up against infectious majesty, all set to some of Albarn’s most arresting vocal performances to date. Much like the beauty and chaos of the natural world it soundtracks, The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows vividly documents the emotional ebb and flow of the human condition, in all its extremes, serving as a soul enriching document for our times.
Numa carreira musical de mudanças perpetuadas e explorada, este novo disco se revela ainda mais consistente, encontrando grandes arranjos orquestrais com melodias íntimas e majestosas, como algumas das performances vocais mais impressionantes de Albarn até hoje. Muito parecido com a beleza e o caos do mundo natural que a trilha sonora The Nearer The Fountain, More Pure The Stream Flows documenta vividamente o fluxo emocional da condição humana, em todos os seus extremos, servindo como um documento enriquecedor da alma para nossos tempos.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)