Cordel é usado para incentivar o protagonismo feminino entre evangélicas

Angelo Peterson
3 min. para leitura
Cordel é usado para incentivar o protagonismo feminino entre evangélicas

Escritora, poetisa, cordelista, teóloga, educadora, ativista social e pastora metodista, Gilmara Michael encontrou uma maneira criativa de levar sua mensagem: a literatura de cordel na evangelização, também um instrumento para estimular o protagonismo feminino entre mulheres cristãs.

Autora da coletânea Mulheres da Bíblia em literatura de cordel, Gilmara escreveu 16 textos sobre diferentes personalidades femininas presentes nas Escrituras. Para a cordelista, assim como as mulheres da atualidade, as vozes de figuras bíblicas como Sara, Rebeca, Rute, Ana e Isabel também precisam ecoar em total liberdade e respeito.

“Jesus fez isso em sua época de maneira tremenda. Ele acolheu, ouviu e foi ouvido, respeitou a condição da mulher na sua época e apontou o caminho para sua comunidade agir”, recorda e assinala que os textos reunidos na coletânea procuram expressar essa realidade bíblica, mas numa linguagem acessível que é a poesia de cordel.

“A ideia de trabalhar a temática bíblica das mulheres, e em cordel, está muito ligada à minha história de vida. Desde muito cedo precisei de resiliência e criatividade para superar dificuldades, e a poesia sempre esteve presente”, relembra a autora, com mais de 20 anos de caminhada na igreja evangélica.

Em cordel e poesia
Este livro apresentar
Sobre mulheres da Bíblia
Leitura recomendar
Suas vidas, testemunhos
Aqui evidenciar

Jesus Cristo ensinando
Como se deve fazer
A mulher valorizar
E assim favorecer
Rejeitar o preconceito
Sua vida acolher

(Mulheres da Bíblia em literatura de cordel, contra-capa)

 

A coletânea de poesias de cordel faz parte da Curadoria Sementes, coleção da Editora Mundo Cristão que reúne obras breves e relevantes que refletem e inspiram a vida cristã.

Evangélicas pela Igualdade de Gênero

Uma de suas bandeiras como ativista social é o coletivo nacional EIG (Evangélicas pela Igualdade de Gênero), que tem como missão debater sobre empoderamento feminino no movimento evangélico. Foi na união de religião e cultura popular que Gilmara, nascida em Muribeca (SE), mas radicada em Olinda (PE), encontrou espaço para tratar de questões sociais sensíveis como violência doméstica, sexismo e feminicídio.

Ficha técnica:
Título: Mulheres da Bíblia em literatura de cordel
Autora: Gilmara Michael
Editora: Mundo Cristão
Coleção: Curadoria Sementes
ISBN-13: ‎ 978-65-5988-150-5
Páginas: 128
Tamanho: 10×15 cm
Preço: R$ 24,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora: Gilmara Michael Silva Souza Oliveira é escritora, compositora, poeta e cordelista. É formada em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com especialização em Psicopedagogia e pastora da Igreja Metodista em Olinda (PE).

Instagram@gilmara.michael

Compartilhe este artigo
Seguir:
"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. Sarah Westphal
Sair da versão mobile