Cordel é usado para incentivar o protagonismo feminino entre evangélicas

Angelo Peterson
Angelo Peterson
3 min. para leitura
Cordel é usado para incentivar o protagonismo feminino entre evangélicas

Escritora, poetisa, cordelista, teóloga, educadora, ativista social e pastora metodista, Gilmara Michael encontrou uma maneira criativa de levar sua mensagem: a literatura de cordel na evangelização, também um instrumento para estimular o protagonismo feminino entre mulheres cristãs.

Autora da coletânea Mulheres da Bíblia em literatura de cordel, Gilmara escreveu 16 textos sobre diferentes personalidades femininas presentes nas Escrituras. Para a cordelista, assim como as mulheres da atualidade, as vozes de figuras bíblicas como Sara, Rebeca, Rute, Ana e Isabel também precisam ecoar em total liberdade e respeito.

“Jesus fez isso em sua época de maneira tremenda. Ele acolheu, ouviu e foi ouvido, respeitou a condição da mulher na sua época e apontou o caminho para sua comunidade agir”, recorda e assinala que os textos reunidos na coletânea procuram expressar essa realidade bíblica, mas numa linguagem acessível que é a poesia de cordel.

“A ideia de trabalhar a temática bíblica das mulheres, e em cordel, está muito ligada à minha história de vida. Desde muito cedo precisei de resiliência e criatividade para superar dificuldades, e a poesia sempre esteve presente”, relembra a autora, com mais de 20 anos de caminhada na igreja evangélica.

Em cordel e poesia
Este livro apresentar
Sobre mulheres da Bíblia
Leitura recomendar
Suas vidas, testemunhos
Aqui evidenciar

Jesus Cristo ensinando
Como se deve fazer
A mulher valorizar
E assim favorecer
Rejeitar o preconceito
Sua vida acolher

(Mulheres da Bíblia em literatura de cordel, contra-capa)

 

A coletânea de poesias de cordel faz parte da Curadoria Sementes, coleção da Editora Mundo Cristão que reúne obras breves e relevantes que refletem e inspiram a vida cristã.

Evangélicas pela Igualdade de Gênero

Uma de suas bandeiras como ativista social é o coletivo nacional EIG (Evangélicas pela Igualdade de Gênero), que tem como missão debater sobre empoderamento feminino no movimento evangélico. Foi na união de religião e cultura popular que Gilmara, nascida em Muribeca (SE), mas radicada em Olinda (PE), encontrou espaço para tratar de questões sociais sensíveis como violência doméstica, sexismo e feminicídio.

Ficha técnica:
Título: Mulheres da Bíblia em literatura de cordel
Autora: Gilmara Michael
Editora: Mundo Cristão
Coleção: Curadoria Sementes
ISBN-13: ‎ 978-65-5988-150-5
Páginas: 128
Tamanho: 10×15 cm
Preço: R$ 24,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora: Gilmara Michael Silva Souza Oliveira é escritora, compositora, poeta e cordelista. É formada em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com especialização em Psicopedagogia e pastora da Igreja Metodista em Olinda (PE).

Instagram@gilmara.michael



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo