Convênio assinado durante Caravana Parceria Mais Forte vai estimular ecoturismo em comunidade indígena de Prado

Turistas que visitarem a comunidade indígena de Veleiro, no município de Prado, território Extremo Sul, passarão a contar com mais estrutura para contemplar e desfrutar das belezas naturais que o lugar oferece. Nesta quarta-feira (18), durante a Caravana Parceria Mais Forte – Juntos Para Alimentar a Bahia, no município Teixeira de Freitas, foi assinado um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Associação de Pescadores e Agricultores Rurais de Veleiro (Asparv), no valor de R$ 444 mil, para a execução das obras na comunidade e a aquisição de equipamentos.

A Caravana Parceria Mais Forte – Juntos Para Alimentar a Bahia, é uma ação estratégica do Governo do Estado, por meio da SDR, para o fortalecimento da agricultura familiar em todo território baiano. Até o dia 29 de junho de 2022, dirigentes e técnicos da SDR irão percorrer os 27 territórios de identidade da Bahia, para consolidar ações já em execução pelo governo estadual e projetar novas iniciativas, que ajudem a impulsionar ainda mais a agricultura familiar no estado.

O gestor da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR), José Tosato, destacou que o convênio assinado é muito significativo, pois eles foram selecionados pelo edital do projeto Bahia Produtiva, da CAR/SDR, que contemplou projetos Socioambientais para a Conservação e uso Sustentável da Biodiversidade. “Veleiro é uma comunidade indígena que abrange povos da aldeia Tawá e Pataxó, e tem grande apelo ambiental. Lá é possível desfrutar de um turismo cultural e ecológico, além de poder provar de uma culinária tradicional que advém da agricultura familiar, por meio da pesca. Tudo isso somado a paisagens paradisíacas. Tenho certeza que os recursos alocados, via convênio, irão potencializar ainda mais a economia local, ajudando na sustentabilidade das famílias da comunidade”

O presidente da Asparv, Vinicius Moura, ressaltou que a assinatura do convênio vai possibilitar a pavimentação das trilhas, aquisição de máquinas e equipamentos, além da construção de chalés para recepcionar os turistas. “Diretamente e indiretamente, cerca de 150 famílias serão beneficiadas com a qualificação do ecoturismo na comunidade, que fica próximo à praia do Corumbau”.

Para o secretário de Agricultura do município de Prado, Lenilson dos Santos, as ações previstas no convênio irão viabilizar mais estrutura para a comunidade Veleiro, e reforçar o desenvolvimento do município. “Veleiro é uma comunidade indígena que tem muitas belezas para serem mostradas. Agora, além da agricultura e da pesca, será possível apostar ainda mais no ecoturismo, gerando emprego e renda para o pessoal, assim ganha eles e a economia local também”.

Sobre a Caravana 

A Caravana visa consolidar e ampliar as ações que já vêm sendo executadas para fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia dos municípios baianos. Entre os objetivos está a articulação entre os mais diversos agentes sociais, que executam políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, promovendo a transversalidade dessas ações.

De 2015 até o fim de 2022, por meio da SDR, serão investidos mais de R$ 2,9 bilhões, em iniciativas estruturantes, como as dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido; assistência técnica e extensão rural (Ater); construção e ou requalificação de agroindústrias familiares; regularização fundiária e ambiental de propriedades rurais; doação de mudas de palma forrageira, frutas e mandioca; reforma de mercados e centros de abastecimento; subsídios do Programa Garantia-Safra; criação de canais de comercialização e também na concessão do Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF), com incentivo fiscal.

A cada semana serão realizados quatro encontros nos diferentes territórios. As próximas paradas serão nos territórios Piemonte do Paraguaçu, no município de Itaberaba (24/05), Chapada Diamantina, em Seabra (25/05) e Baixo Sul, em Valença (26/05). Confira a programação no site da SDR (link).

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.
Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)