Contra pobreza menstrual, LATAM e Always se unem para levar mais de 350 mil absorventes doados para a Bahia

Ana Silva
Ana Silva
6 min. para leitura
Contra pobreza menstrual, LATAM e Always se unem para levar mais de 350 mil absorventes doados para a Bahia

A LATAM, por meio do programa Avião Solidário, está transportando gratuitamente para Salvador 350.784 absorventes da Always, marca da P&G de cuidado íntimo feminino, em parceria com a campanha #MeninaAjudaMenina. Para celebrar a ação, o voo na rota São Paulo/Congonhas-Salvador desta quarta-feira (9/2) foi tripulado com uma equipe 100% feminina. Comandaram a operação Leorgea Costa (comandante), Suiam Maritê (copilota), Mylena Brito (chefe de cabine), Rita Girão (comissária de bordo) e Claudia Regina (comissária de bordo).

A LATAM Brasil apoia a luta contra a pobreza menstrual e, por isso, decidiu colocar o Avião Solidário à serviço dessa causa. Essa é a segunda vez que embarcamos sem custos os absorventes e seguiremos atentos a todas as oportunidades para fazer a ajuda chegar longe e para quem mais precisa”, explica Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.

O transporte de absorventes doados por Always começou no dia 31 de janeiro de 2022. Para celebrar a parceria, a LATAM Brasil escalou uma tripulação 100% feminina para um voo na quarta-feira (9/2), na rota São Paulo/Congonhas-Salvador. Comandam a operação deste voo: Leorgea Costa (comandante), Suiam Maritê (copilota), Mylena Brito (chefe de cabine), Rita Girão (comissária de bordo) e Claudia Regina (comissária de bordo).

A campanha nacional #MeninaAjudaMenina pelo fim da pobreza menstrual, promovida por Always, busca abrir ainda mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual, além de contribuir junto à sociedade para dar a todas as pessoas que menstruam a oportunidade de ter um futuro melhor.

A pobreza menstrual vai além de um problema de saúde pública em todo o mundo. Ela afeta a confiança e autoestima e causa evasão escolar, impactando inclusive no futuro da educação e da economia do país. A pesquisa realizada por Always em 2020 alertou para o fato de que no Brasil uma em cada quatro mulheres já faltou à aula por não poder comprar absorventes. Este é um desafio coletivo e um compromisso que Always assume com a sociedade”, diz Laura Vicentini, vice-presidente das marcas de cuidados femininos e bebês da P&G Brasil.

Os impactos da pobreza menstrual no Brasil

Para dar visibilidade sobre os impactos da pobreza menstrual, Always realizou em 2020 uma pesquisa, em parceria com a Toluna, com 1124 mulheres entre 16 a 29 anos, de todas as classes e regiões do Brasil. Os resultados foram analisados pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da menstruação.

Além disso, a pesquisa trouxe insights preocupantes:

  • No Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou à aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar;
  • Mais de uma em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas;
  • Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel.

10 anos do programa Avião Solidário

programa Avião Solidário existe há 10 anos e coloca à disposição de diversas comunidades da América do Sul toda a experiência logística e a malha aérea da LATAM para o transporte gratuito de pessoas e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. Está diretamente conectado com a Agenda de Sustentabilidade do grupo LATAM, que conta com metas em Gestão Ambiental, Mudança Climática, Economia Circular e Valor Compartilhado.

Em meio a pandemia de Covid-19, o programa tem auxiliado constantemente no transporte gratuito de máscaras, equipamentos, profissionais da saúde e, principalmente, de vacinas. Por meio do Avião Solidário, a LATAM já transportou gratuitamente mais de 200 milhões de vacinas contra a Covid-19 somente dentro do Brasil. Isso significa que 64% das vacinas distribuídas pela aviação no País embarcaram de graça com a companhia, tendo contribuído diretamente com a vacinação com duas doses de pelo menos 100 milhões de brasileiros.

Campanha #MeninaAjudaMenina

Ao longo de sua história, Always já realizou diversas ações contra a pobreza menstrual, destinando mais de 80 milhões de absorventes às meninas que mais precisam destes itens de higiene no mundo. Na campanha #MeninaAjudaMenina, já foram doados mais de três milhões de absorventes para as instituições Cruz Vermelha, com distribuição no sudeste e nordeste, Fluxo sem Tabu, projeto sem fins lucrativos que luta pela democratização do conhecimento sobre menstruação e pelo acesso a higiene íntima, e para Mulheres Pela Justiça, grupo de profissionais do judiciário que faz atendimento e acolhimento a mulheres em situação de violência.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)