Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres de Lauro de Freitas recebe novos equipamentos

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres de Lauro de Freitas recebe novos equipamentos

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Lauro de Freitas recebeu da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM/BA) equipamentos de informática, mobiliário, entre outros, que vão possibilitar a ampliação das ações realizadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres (CMDDM). Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Maria Del Carmen.

Durante o ato de assinatura do Termo de Entrega, que contou com a presença da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Juçara Neves, e da deputada autora da emenda parlamentar, a prefeita Moema Gramacho ressaltou a importância do fortalecimento dos conselhos para a democracia e a participação da população na gestão municipal.

“Os conselhos são fundamentais pois garantem a participação popular, daí a importância de mantermos o funcionamento dessas instâncias. Por isso agradeço imensamente ao Governo do Estado, na pessoa da secretária Julieta Palmeira, e à deputada Maria Del Carmen. Já temos uma estrutura, mas entendemos que quanto mais equipamentos melhor, assim qualificamos ainda mais a atuação de um conselho com uma importância tão grande, que é a garantia dos direitos das mulheres”.

A prefeita também destacou ações desenvolvidas pela gestão municipal para a proteção do público feminino, como a instalação em Lauro de Freitas de uma sede da Ronda Maria da Penha, projetos voltados ao empreendedorismo feminino, e o Centro de Referência Lélia Gonzalez, que acolhe mulheres vítimas de violência, equipamento ligado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM), a primeira do Brasil, criada em 2005.

O pioneirismo de Lauro de Freitas foi ressaltado pela secretária estadual de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira. “Lauro é pioneiro no desenvolvimento de políticas para as mulheres e na constituição de uma rede de proteção. Para nós é uma felicidade ajudar o conselho que defende os direitos das mulheres a ampliar suas ações, especialmente neste momento de retração de investimentos em políticas públicas como esta por parte do governo federal”,  declarou a secretária.

Delegacia da mulher

Durante o encontro, realizado na sede da SPM, a prefeita Moema Gramacho reforçou a solicitação ao Governo do Estado para instalação, em Lauro de Freitas, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), para compor a rede de proteção ao público feminino já implantada, em grande parte, pela administração municipal.

“É importante que uma mulher agredida ou que está sendo ameaçada, seja acolhida por uma equipe treinada para este tipo de atendimento, formada por mulheres, daí a importância da DEAM em Lauro de Freitas. Fizemos à secretária Julieta Palmeira a proposta da instalação desta equipe em alguma de nossas delegacias já existentes. Ela recebeu a proposta de forma positiva, tenho certeza que juntos e com a parceria que temos com o Governo do Estado, poderemos alcançar esta conquista”.

Jornalista: Rodrigo Castro

Fotos: Maína Diniz



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)