Conheça “pequenezas”, álbum de minicanções dos artistas Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu

Ana Silva
Ana Silva
5 min. para leitura
Conheça “pequenezas”, álbum de minicanções dos artistas Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu

Singelas pílulas musicais e poéticas formam “pequenezas”, álbum e livro que reúnem a cantora e compositora Isabella Bretz, o músico e produtor Rodrigo Lana e o ilustrador e animador Jackson Abacatu. São 16 minicanções que refletem anseios modernos e a nossa busca por conexão, alento e afeto. O álbum chega às principais plataformas de streaming, e o livro ganha lançamento exclusivo em Portugal, com planos de chegar ao Brasil em breve, incluindo prefácio do renomado escritor José Luís Peixoto.

Ouça “pequenezas”: https://li.sten.to/pequenezas

Do tamanho diminuto das letras de “pequenezas”, surge um projeto grandioso. O álbum transforma a agilidade dos tempos modernos em oportunidades de reflexão ao explorar o que é delicado e sutil. Em um mundo de espetáculos cada vez mais impactantes, num momento histórico no qual as televisões são cada vez maiores e as redes sociais estão repletas de gritos escritos, é preciso ir à contramão.

O trio Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu propõe o resgate da simplicidade e do encantamento, quase como um descanso. Nesse contexto, “pequenezas” vem traduzir artisticamente reflexões sobre a vida, comportamentos, situações e, certamente, devaneios. A poesia e as composições de Isabella Bretz somam-se à musicalidade e técnica de Rodrigo Lana, assim como as ilustrações e animações de Jackson Abacatu transformam o projeto em seu próprio mundo – mesmo que diminuto.

“O ‘pequenezas’ foi crescendo ao longo dos anos. Começou despretensiosamente, como uma expressão artística para nossas reflexões sobre a vida. Depois fomos chegando a festivais de cinema nacionais e internacionais. Agora, finalmente, estamos lançando o álbum e o livro (uma grande novidade é que é a primeira vez que publicamos poemas pelo projeto). Estamos muito felizes com essa nova etapa e sentindo o acolhimento das pessoas ao ‘pequenezas’. Já temos vários planos para o futuro breve”, adianta Isabella Bretz.

Os três artistas têm longas carreiras que se interseccionam. Bretz e Lana lançaram juntos o livro “Conhecimentos de Áudio para Cantores”, além de colaborarem extensivamente em seus projetos musicais, sendo o mais recente o disco “Retalho de Mundo”, que Isabella lançou em 2020. A cantora também tem uma duradoura parceria com Jackson Abacatu, ilustrador responsável de capas de discos à realização de clipes da artista.

“pequenezas” proporcionou ainda um outro reencontro: de Isabella Bretz com José Luís Peixoto. O escritor, que assina o prefácio do livro, teve o poema “Na hora de pôr a mesa” musicado pela cantora em seu projeto “Canções Para abreviar Distâncias”. O projeto que transformou escritos da lusofonia em música teve em Peixoto um representante da literatura portuguesa. A escolha faz sentido: o autor se tornou o mais jovem vencedor do Prêmio Literário José Saramago (aos 27 anos) e também venceu o Prêmio Oceanos (Brasil, 2019) e outras honras em Portugal, Brasil, Espanha, Itália e Japão.

Todas essas trajetórias se encontram em “pequenezas”, agora disponível nas principais plataformas de música. Informações sobre o livro podem ser encontradas em isabellabretz.com e as animações do projeto podem ser vistas em youtube.com/pequenezas.

 

Conheça “pequenezas”, álbum de minicanções dos artistas Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu

 

Ficha técnica

Álbum:  pequenezas

Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu

@bellabretz, @rodrigolanapiano, @jackson.abacatu

Produção musical, arranjos, instrumentação, mix e master: Rodrigo Lana

Produção executiva, composições, arranjos e voz: Isabella Bretz

Ilustração da capa, composição faixa 11, coprodução do projeto: Jackson Abacatu

Músicas:

breve aviso

cisco de tempo

milímetro de mágoa

fiapo de infinito

pingo de respiro

partícula de vida

pedaço de toque

sinal percebido

migalhas de afeto

filete de explosão

fatia de mutação

átomo de expansão

centelha de jornada

porção de levante

fresta de esperança

indício do futuro

Livro

Título: pequenezas

Autores: Isabella Bretz, Jackson Abacatu e Rodrigo Lana

Poemas: Isabella Bretz

Diagramação: Winner Farias

Edição: Isabella Bretz

Ilustrações: Jackson Abacatu

Design capa: Isabella Bretz



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo