Conheça os teus hormônios e mude a sua vida

*Renato Lisboa

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o Universo. Este aforismo grego nunca foi tão atual. Destaca a importância da busca pelo autoconhecimento.

Estar com o seu autoconhecimento em dia te dá condições de fazer escolhas mais assertivas e aumenta a probabilidade de desfrutar melhor a vida.

Ressonância magnética divulgada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos EUA, comprovou que por meio do simples gesto de uma mãe, ao abraçar e beijar o filho, houve a liberação de oxitocina, conhecida como o hormônio do amor, no cérebro da criança, substância esta geradora de sensações como pertencimento, apego e carinho. Também foi identificada a liberação de dopamina, trazendo a sensação de bem-estar, e de serotonina, o hormônio do prazer que ajuda a regular o humor no cérebro da criança e da mãe.

Esse estudo prova como o cérebro humano muda em reação ao ambiente. Revela que somos suscetíveis a tudo o que vemos, ouvimos e sentimos, e em instantes podemos mudar o nosso humor e o nosso estado de espírito.

Gestos simples como um beijo ou um abraço podem gerar estímulos impulsionados pela liberação hormonal. Dessa forma podemos mudar o momento em que, ao contrário, buscamos o isolamento como refúgio.

Os hormônios têm a função de enviar mensagens para vários lugares do corpo humano e são conhecidos por poder controlar a fome, a sede, o sono, a pressão arterial, o desejo por sexo, a respiração e o metabolismo.

Um dos hormônios ‘mocinhos’ é a serotonina, que está ligada ao estado de bem-estar. Pode ter auxiliada a sua produção com o consumo de leite, cereais, ovos, chocolate, atum, cogumelos e verduras de folhas escuras. A endorfina é o hormônio responsável pela sensação de euforia, sendo a sua produção auxiliada com a prática esportiva de alta intensidade e o consumo de pimentas malagueta e dedo-de-moça, chili e jalapeño. A dopamina é o hormônio responsável pela sensação de recompensa, e geralmente está associada a motivação, produtividade, alcance de metas e cumprimento de metas.

Conheça os teus hormônios e mude a sua vidaEntre os hormônios ‘bandidos’, a insulina é responsável por pegar as moléculas de glicose e transportá-las para a célula com o objetivo de gerar energia para o corpo. O problema é que, em função do acúmulo dessa energia, quando não é totalmente gasta, acumula-se como gordura e pode levar a pessoa a sofrer com hipertensão. A adrenalina tem a função de regular o sistema cardiovascular e acelera os batimentos cardíacos em caso de estresse. Com o estresse contínuo, a pessoa pode desenvolver a hipertensão. E, por fim, o cortisol, que age conjuntamente com a adrenalina nos momentos de estresse e pode aumentar o nível de glicose no sangue e derrubar a imunidade.

Diante do exposto, existem algumas atitudes que trarão resultados satisfatórios para a sua jornada nesta vida como a prática regular de atividade física; a adoção de hábitos alimentares saudáveis; a interação social, que promoverá a produção de serotonina e oxitocina; traçar metas de curto e longo prazos, pois a dopamina é liberada com a percepção de missão cumprida e promove a sensação de sucesso; e por fim, o cultivo de bons sentimentos, entendendo que a vida é probabilística e com isso cabe a nós lidar com as circunstâncias assim como elas se apresentam.

Afinal, não estamos no controle de tudo, e por isso nem sempre os nossos planos prevalecerão.

 

Renato Lisboa é neuropsicanalista, autor do best-seller 3 Segundos: Escolhas que transformam a vida, vice-presidente da Abrapcoaching


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)