Home Tecnologia Conectividade e inclusão digital: o caminho para cidades inteligentes e inovadoras
Tecnologia

Conectividade e inclusão digital: o caminho para cidades inteligentes e inovadoras

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 12 21 à(s) 09.31.29 5a1acba0
Foto: Divulgação
Envie

Em um mundo cada vez mais digital, a busca por cidades inteligentes torna-se imperativa, e a inclusão digital emerge como um pilar crucial nesse processo. A conectividade desempenha um papel fundamental na promoção destas cidades, onde o uso eficiente de recursos, sistemas de transporte sustentáveis e a gestão inteligente de resíduos se tornam realidade. Isso não apenas reduz o impacto ambiental das cidades, mas também melhora a qualidade de vida das pessoas.

Atualmente, há um investimento crescente em tecnologias projetadas para fornecer redes com larguras de banda cada vez maiores, velocidades mais altas e conectividade mais inteligentes, como a ferramenta premium wi-fi que, além da inteligência aplicada na melhoria da conectividade, realiza um diagnóstico remoto de falhas na nuvem e outras facilidades na detecção de problemas. No entanto, estas implementações se estendem, hoje, apenas aos centros urbanos.

Desafios da inclusão digital

A inclusão digital vai além de oferecer acesso à internet, uma vez que trata de proporcionar a todos os cidadãos acesso aos dispositivos, aplicativos e serviços que permeiam nossa vida cotidiana. Afinal, a conectividade é um catalisador para a participação na economia digital, acesso à informação e interação com a sociedade.

A desigualdade no acesso à tecnologia pode ser determinante com relação a oportunidades, empregos e serviços. Apesar do número de brasileiros com acesso à internet ter aumentado em 2023 chegando a 84%, segundo uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 29 milhões de pessoas ainda não têm acesso à internet. Essa lacuna é mais evidente em zonas rurais e remotas, onde a dificuldade de conexão é exacerbada, e em regiões mais pobres.

A implementação de uma infraestrutura robusta nessas áreas demanda investimentos significativos, especialmente em regiões remotas que enfrentam o desafio de difícil acesso. Soluções como conexão por rádio, instalação e manutenção de torres, além do uso de energia solar, são essenciais. A fibra óptica, embora eficaz, demanda um investimento considerável na construção ou aluguel de infraestrutura de postes, revelando-se como uma alternativa viável, sobretudo em regiões específicas.

A exclusão digital não é apenas uma questão de falta de acesso à internet: em um mundo no qual reuniões, aulas, consultas médicas e compras migraram para o universo online, esta privação de acesso se traduz em exclusão social.

O caminho para cidades inovadoras e inclusivas

Garantir a inclusão digital requer a formulação de políticas públicas inclusivas, independentemente da renda ou localização geográfica dos cidadãos. Programas que oferecem acesso gratuito à internet, distribuição de dispositivos e treinamento tecnológico para todas as faixas etárias são essenciais para diminuir essa lacuna digital.

O Brasil precisa de uma abordagem proativa para implementar tecnologias acessíveis, transformando espaços públicos em áreas conectadas para cidadãos e administrações. Somente assim conseguiremos construir não apenas cidades inteligentes, mas também sociedades inclusivas, em que a tecnologia é um meio de aproximar, em vez de afastar. A conectividade é a chave para um futuro mais justo e conectado.

Dessa forma, é necessário que os provedores de Internet e integradoras de tecnologia estejam devidamente preparados para implementar e sustentar infraestruturas sólidas e seguras à medida que avançamos e nos conectamos. Aliados a esta infraestrutura de rede, data centers robustos são essenciais para sustentar a inovação e a conectividade em ambientes urbanos avançados. Estas medidas garantem um futuro urbano integrado e resiliente, no qual a conectividade e inovação atuam em conjunto, otimizando a qualidade de vida e promovendo a inclusão digital.

*Severino Sanches, CEO da Agora Tecnologia, líder em distribuição de soluções de Tecnologia e Comunicação e especialista em soluções e produtos Huawei.

Envie
Artigo relacionado
Notebooks para programadores: quais características priorizar?
Tecnologia

Notebooks para programadores: quais características priorizar?

Escolher um notebook adequado para programadores vai muito além do design ou...

Agtech amplia atuação no Brasil junto aos agricultores
Tecnologia

Agtech amplia atuação no Brasil junto aos agricultores

Sima reforça o seu compromisso junto a classe produtora e planeja atingir...

Em Salvador, debate sobre inteligência artificial e turismo atrai público do setor
Tecnologia

Em Salvador, debate sobre inteligência artificial e turismo atrai público do setor

O encontro aconteceu no hotel Intercity e as palestras foram ministradas pelos...

Agora Distribuidora anuncia Michel Conte Resende como novo Head de Engenharia
Tecnologia

Agora Distribuidora anuncia Michel Conte Resende como novo Head de Engenharia

A Agora Distribuidora, líder em soluções de tecnologia e telecomunicações, anuncia a...