Concentração: como a habilidade pode desenvolvida nas crianças?

O papel dos pais é muito importante para ajudar a criança a desenvolver sua concentração e foco, principalmente nas rotinas do dia a dia. A sua construção é individual e deve ser mediada de acordo com a competência momentânea de cada um. “Começar com o estímulo, desde os primeiros anos da infância, ajuda a ampliar naturalmente a capacidade do fazer por si e autorregulação para usufruir com prazer da sua concentração”, comenta Cristhiane Amorim, pedagoga com pós-graduação em neurociência educação e desenvolvimento infantil e especialista em educação do Kumon.

As famílias podem estimular, diariamente, momentos de quietude e atenção ampliando gradativamente este tempo, com atividades regulares e rotineiras para que a criança possa perceber a sua aptidão de execução das tarefas e com o exercício diário.

Junto com a criança, crie uma rotina com horários definidos para brincar, estudar, ver TV, almoçar, ler etc. Organizar bem o tempo ajuda a proporcionar mais segurança e foco na atividade proposta.

“Ao final do dia, crie o hábito de checar as tarefas para o dia seguinte e organize o material necessário para fazê-lo com tranquilidade e quietude, evitando a inquietação para organizar atividades com atraso ou de última hora”, diz Cristhiane que ainda acrescenta “nos estudos, a dica é evitar a exposição demasiada de equipamentos eletrônicos com excesso de luminosidade e barulhos, e se possível, deixar o ambiente com poucos estímulos visuais que possam tirar a atenção do estudante”.

Confira mais algumas dicas de como ajudar a estimular a concentração em atividades do dia a dia:

  • Convide seu filho para ajudar na cozinha ou nos deveres da casa. Além de se sentir incluída, a criança terá um momento em família do qual não se esquecerá.
  • Proponha atividades iniciais com um tempo mais curto, como por exemplo, colorir uma pequena figura, inicialmente com um tempo de até 10 minutos e aos poucos ampliar gradativamente a complexidade das pinturas com a ampliação do tempo para 15 minutos até que a criança consiga iniciar e finalizar a atividade sozinha por 30 minutos, por exemplo.
  • Evite oferecer tablets, celulares ou TV nos horários das refeições, pois é necessário proporcionar a oportunidade para a criança realizar uma atividade por vez, com foco e atenção.
  • Estimule a concentração para a leitura diária com metas para o tempo e número de folhas. Porém, evite a atividade deitado e próximo à hora de dormir, pois a concentração demanda desenvolver uma postura corporal que priorize a atenção.

A rotina de estudos pelo método Kumon favorece o desenvolvimento da concentração de forma leve, com apenas meia hora por dia é possível chegar a resultados impressionantes. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O Kumon oferece aulas de matemática, português (para nativos), inglês e japonês, para crianças de todas as idades.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)