A pandemia continua afetando a rotina do setor de ensino. Em junho, segundo dados da Layers, edtech que unifica ferramentas de gestão escolar para instituições de ensino, as escolas particulares do Brasil receberam 3.902 comunicados de pais e responsáveis, dos quais 1.367 tinham como tema “Covid”. Comparado com fevereiro, início do ano letivo, o aumento foi de 44%. O crescimento está acima do avanço dos casos da doença no país que, de acordo com informações do consórcio de veículos de imprensa, foi 26% a mais que em maio.
O levantamento, que analisou abertura de comunicados em mais de 600 instituições particulares do Brasil, ainda mostrou que os recados estavam relacionados a atestados médicos, testes positivos, atestados médicos e afastamentos dos estudantes. A Layers reitera que todo o estudo foi feito com base nos temas das comunicações e não tem acesso aos dados dos indivíduos nem do conteúdo dos recados, analisados apenas para finalidade de consulta.
De acordo com o especialista em tecnologias educacionais e CEO da Layers, Danilo Yoneshige, para que os estudantes não tenham prejuízos no aprendizado, a modalidade do ensino híbrido não pode ser abandonada. “Permitir que os alunos tenham acesso às aulas mesmo longe da instituição de ensino é uma forma de democratizar o acesso à educação nesta nova realidade imposta pelo coronavírus”.
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.