Com pagamento do Auxílio Gás, Chama traz dicas para aumentar a vida útil do botijão

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Com pagamento do Auxílio Gás, Chama traz dicas para aumentar a vida útil do botijão

O governo federal começou a pagar em janeiro o Auxílio Gás, ou Vale Gás, benefício nacional de R$52,00 concedido de 2 em 2 meses para ajudar 5,47 milhões de famílias brasileiras de baixa renda a comprarem o botijão de 13 kg do gás liquefeito de petróleo (GLP). Pensando nisso, o Chama, marketplace de botijão de gás, compartilha algumas dicas para economizar gás de cozinha e fazer o repasse render o máximo possível.

“O GLP foi um dos itens com maior impacto na inflação de 2021, com alta de quase 37% segundo levantamento do IBGE. O Chama, como parceiro dos consumidores, acha fundamental dar dicas que os ajudem a otimizar o uso do gás e aumentar a vida útil do botijão. Assim, esperamos contribuir para que possam aproveitar o benefício do governo da melhor forma”, explica Mariana Rangel, porta-voz Chama.

As dicas são:

1. Escolha as panelas corretas

Um erro muito comum é usar uma panela de tamanho errado para cozinhar algo. Fritar um ovo, por exemplo, não exige uma panela grande, apenas uma frigideira pequena. Se for usada uma panela maior que o necessário, o alimento não irá cobrir o fundo inteiro e o gás será desperdiçado.

2. Use o vapor a seu favor

Quando se está cozinhando um alimento, é possível utilizar o vapor que sai da panela para cozinhar algum outro, como um legume, desde que haja uma escorredora propícia a isso. Cortar a comida em pedaços também acelera o cozimento e ajuda a economizar o gás.

3. Cuide das bocas do fogão

Ter cuidado com as bocas do fogão é fundamental para garantir o funcionamento correto delas. Por isso, é importante sempre realizar uma limpeza após o uso, evitando o acúmulo de sujeira e gordura.

4. Mantenha o forno fechado

Ao abrir o forno durante o tempo de cozimento, acontece um choque térmico entre o ar quente e o ar frio, deixando o processo mais longo. Por isso, o recomendado é abrir o forno o mínimo possível, assim o gasto de gás será apenas o necessário, evitando desperdícios.

5. Cozinhe menos vezes por semana

Uma ótima dica para economizar o gás é cozinhar menos vezes durante o mês. O recomendado é selecionar um dia, cozinhar vários alimentos (arroz, feijão, legumes etc.) e congelá-los.

6. Feche as panelas

Cozinhar com a tampa faz com que os alimentos fiquem prontos mais rapidamente. Com isso, o gás fica ligado menos tempo, gerando economia.

7. Escolha revendas certificadas

Além dos perigos de explosão e vazamento, os riscos de comprar botijão de gás clandestino vão desde a possibilidade de terem menos gás que o indicado até vasilhames sem a manutenção correta, com ferrugem, amassados e roscas danificadas. Todos os parceiros cadastrados no aplicativo do Chama possuem certificação pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), para que o consumidor não adquira produtos adulterados e sem registros, mas, sim, com qualidade e melhor performance do botijão para que ele dure mais.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo