A final do Brasileirão de Futebol Americano foi realizada neste domingo (27) com chuva e muita emoção, no Estádio Couto Pereira (PR). Coritiba Crocodiles e Galo FA disputaram até o último snipe o título nacional, mas com um chute faltando seis segundos para o término do jogo, a equipe paranaense garantiu seu terceiro título brasileiro.
Com 19 times participantes, a CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano organizou o Brasileirão de Futebol Americano com fase regular, playoffs e final.
A equipe do Croco terminou a fase regular na primeira colocação (seed 1) e invicto. Nos playoffs, venceram o rival Paraná HP nas quartas, reencontrou o Guarulhos Rhynos (adversário da fase regular) nas semifinais, e encarou o Galo FA na Final.
A Final
O jogador Jeferson Rodrigues (59) do Coritiba Crocodiles, executou a primeira grande jogada da partida. O atleta forçou a primeira interceptação do jogo, que resultou no touchdown ofensivo do recebedor Bernardo, camisa (85), abrindo 7 a 0 (o extrapoint foi válido)..
Mesmo com um início ruim, o Galo FA soube voltar ao ritmo conhecido de passes longos e empatou a partida através da recepção de Martins (16), 7 a 7.
A partir daí, Croco e Galo permaneceram no mesmo nível e não alteraram o placar. O destaque no segundo quarto foi para ambas defesas que dominaram e pararam os ataques.
Na volta do intervalo, o atleta Vilaça (1) virou o placar para o Galo FA após uma bela recepção dentro da endzone, deixando o placar em 14 a 7 a favor do alvinegro mineiro.
A equipe do Croco tirou proveito das faltas do adversário para chegar na linha de uma jarda para a endzone e ficou a um ponto da virada com a corrida do Running Back Bruninho (23), 14 a 13.
O cenário estava a favor do Coritiba, mas o defensor Bruno (51) fechou as portas na defesa do Galo e interceptou a bola, deixando a equipe mineira muito próxima do título.
Após segurar o ataque alvinegro, o Croco ganhou uma última oportunidade de buscar o título, restando menos de um minuto para o término da decisão. Após duas boas jogadas, o time verde e branco conseguiu uma falta de interferência de falta e ganhou 15 jardas, ficando em uma boa condição de arriscar um field goal.
Foi neste momento que os 5 mil torcedores do Coritiba Crocodiles presentes no Couto Pereira ficaram em silêncio, torcendo por um bom chute do jovem kicker de 19 anos do Croco, Leonardo Friedrich “Balka”, restando apenas 6 segundos para o término do jogo. O chute partiu da linha de 44 jardas, a bola passou por dentro das traves, e o público presente foi ao delírio.
O placar passou a ser de 16 a 14 para o Crocodiles, e ainda sobrou tempo para uma última tentativa do Galo ao tentar um retorno, mas a defesa alviverde conseguiu parar a jogada e os gritos de “É campeão”, ecoaram pelo Couto Pereira.
“Estou na equipe desde o ano passado. É minha primeira final e estou muito emocionado. Não acredito que ajudei a equipe, mas estou muito feliz! Agradeço toda minha família e o elenco que sempre ajudou na minha carreira no Croco”, explicou Leonardo Friedrich, Kicker do Crocodiles e autor do field goal que garantiu o tricampeonato nacional.
O sucesso da parceria entre CBFA e RedeTV
Além do bom público presente no Couto Pereira em um domingo de chuva em Curitiba, mais de 2 mil pessoas assistiram simultaneamente a transmissão ao vivo da decisão do Brasileirão de Futebol Americano entre Coritiba Crocodiles e Galo Futebol Americano no YouTube da RedeTV.
A parceria entre a confederação e a emissora paulista teve início na fase semifinal da competição nacional e seguiu ate a grande final realizada neste domingo. O vídeo tem mais de 24 mil visualizações após aproximadamente 24 horas da transmissão.
Com matérias divulgadas nos principais programas esportivos e jornalísticos da RedeTV, o Brasileirão de Futebol Americano garantiu uma ótima exposição as equipes finalistas.
|