Clarindo Silva lança 6ª edição de “Memórias da Cantina da Lua”

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Clarindo Silva lança 6ª edição de “Memórias da Cantina da Lua”

O livro “Memórias da Cantina da Lua”, do escritor, poeta, jornalista e agitador cultural Clarindo Silva, terá a sua sexta edição lançada na próxima terça-feira (14/12), às 19h, em live transmitida pelos canais do YouTube da Cantina da Lua e do É Samba da Bahia! (ÉSBA!), e contará com as participações especiais da atriz Bete Mendes e do escritor Fernando Coelho.

“Memórias da Cantina da Lua” reúne relatos de experiências marcantes vividas pelo autor com personalidades da sociedade baiana na Cantina da Lua. Nas 156 páginas que compõem a obra, Clarindo Silva apresenta um conjunto de textos que garante ao leitor uma prazerosa imersão em episódios que marcaram a vida deste importante reduto cultural do Centro Histórico de Salvador ao longo de mais de cinco décadas.

Além de relembrar momentos que a Cantina da Lua testemunhou, o livro não deixa de ser um registro autobiográfico do autor, que, em algumas passagens, narra a sua trajetória partindo de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, em direção ao cais do porto do antigo Mercado Modelo, para, décadas depois, vir a se tornar um dos grandes ícones do Centro Histórico da Cidade da Bahia.

O livro teve a sua primeira edição lançada em 2004, com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, apresentando, além das memórias do autor, os depoimentos de Fernando Coelho, Tasso Franco, Gey Espinheira, Anísio Félix, Cristina da Costa Pereira, Kátia Melo, Edvaldo Gato, Egnaldo Araújo, Naira Sodré, Edialeda Salgado do Nascimento, Carlos Pronzato, Léa Fonseca, Lázaro Torres e Aninha Umbigo Muniz, bem como o discurso proferido pelo então vereador de Salvador Germano Tabacof em maio de 1996, na ocasião da concessão da Medalha Thomé de Souza a Clarindo Silva.

Novos depoimentos foram incluídos na 5ª edição do livro, publicado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em 2016, sendo acrescidos, na nova edição que será lançada no próximo dia 14/12, os depoimentos da atriz Bete Mendes, do médico Agnaldo Lessa, dos jornalistas André Carvalho, Carmela Talento e Doris Pinheiro e dos produtores culturais Maria Pinheiro e Paulinho Timor. Novos registros fotográficos que documentam parte da memória da Cantina da Lua e amigos do anfitrião da casa também fazem parte da 6ª edição do livro.

A publicação, que recebeu versões digital e impressa, é fruto de um parceria entre o Projeto Cultural Cantina da Lua e o coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!), tendo sido contemplada pelo Prêmio da Fundação Pedro Calmon, através do Programa Aldir Blanc Bahia, contando com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc, que viabilizou recursos emergenciais para o setor cultural de todo o país.

O projeto também se insere no âmbito das celebrações dos 50 anos de Clarindo Silva à frente da Cantina da Lua, que contou com uma série de ações empreendidas ao longo do ano de 2021.

Serviço: Lançamento da 6ª edição do livro “Memórias da Cantina da Lua”

Quando: 14 de dezembro (terça-feira), às 19h

Onde: Canais do YouTube da Cantina da Lua (youtube.com/c/CantinadaLua) e do É Samba da Bahia! (youtube.com/c/esambadabahia)

Créditos foto: Sérgio Pedreira



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)